17/05/2023

O que faz um Operador Logístico no Porto?

 O que faz um Operador Logístico no Porto?



Muitos conhecem o sistema portuário apenas pelos cruzeiros marítimos. Outros buscam oportunidades nesse mercado, mas não sabem exatamente o que fazer. A verdade é que os portos são essenciais no nosso dia a dia. Sabe por quê? O transporte marítimo é responsável por aproximadamente 70% das mercadorias que circulam no mundo. Isso é possível devido à logística portuária, uma atividade essencial para o desenvolvimento do  comércio exterior.









E os Operadores Logísticos estão inseridos nesse contexto, pois entre as atividades desenvolvidas por várias deles, estão as portuárias. Eles se encarregam de armazenar (dentro ou fora da área portuária) e fazer chegar e sair dos portos cargas de diferentes tipos, fora do padrão, superdimensionadas, leves ou pesadas , no espaço de tempo adequado. Entre os Operadores Logísticos associados à ABOL que desenvolvem diariamente essas atividades, em particular no maior porto da América Latina (Porto e Santos), estão: Santos Brasil, Wilson Sons, Multilog e Localfrio. 


Para atender as demandas e, consequentemente, não causar atrasos e prejuízos ao comércio exterior, é necessário que os Operadores Logísticos Portuários tenham pleno conhecimento sobre o funcionamento do sistema portuário, atuando de forma organizada e planejada. 


A logística portuária está diretamente ligada ao desenvolvimento da economia de um país e, diante das diferenças de tamanho, movimentação e complexidade dos portos brasileiros, que movimentam anualmente 700 milhões de toneladas de mercadorias, são exigidos do Operador Logístico não apenas alto grau de expertise e conhecimento técnico, mas também um elevado grau de responsabilidade pela área portuária em que estão instalados e sinergia com os multistakeholders que ali atuam.


Leia também: Setor portuário movimentou 1,2 bilhão de toneladas em 2022, com baixa de 0,4% | ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos (abolbrasil.org.br)


O Operador Logístico que atua em porto tem as seguintes atribuições principais: 







  • Controle de operações portuárias na perspectiva da intermodalidade;




  • Recebimento e expedição de materiais;




  • Acompanhamento da distribuição e do armazenamento de cargas, , matéria-prima e equipamentos;




  • Rastreamento das mercadorias; 




  • Envio de informações para a equipe de planejamento para resolver problemas e escolher a melhor roteirização para os clientes.






Estrutura da Logística Portuária


Para aqueles que ainda não têm muito conhecimento sobre o sistema portuário ou querem informações iniciais, saibam que a logística dos portos pode ser dividida em três tipos:


Complexo fixo: Estrutura física da logística portuária, como os próprios portos, terminais, armazéns, cais e  todas as infra estruturas envolvidas.


Administração: Todas as entidades que estão envolvidas no gerenciamento dos portos e no processo em si, como docas, o Grupo Executivo de Modernização dos Portos, o Órgão Gestor de Mão de Obra e o Conselho de Autoridade Portuária.


Operação: É a parte responsável por fazer a atividade acontecer. Envolve o operador do porto, pilotos marítimos, os rebocadores e ainda o Sindicato dos Trabalhadores Avulsos.


Entendida a complexa estrutura de um sistema logístico portuário, é importante observar a conexão entre as partes citadas. Como em um tripé, se uma das categorias estiver fragilizada, as restantes não funcionarão bem. Não pode-se pensar, por exemplo, em um ótimo serviço de operação, com um complexo fixo deteriorado e uma administração insuficiente.


A Santos Brasil como Operador Logístico Portuário


A Santos Brasil Logística, por exemplo, dispõe de soluções para todas as etapas da cadeia de suprimentos , desde o recebimento de cargas no Porto de Santos até o transporte e distribuição. 


Os serviços são customizados conforme a necessidade e perfil de atuação do cliente. A empresa oferece: 







  • Armazenagem alfandegada;




  • Armazenagem de cargas especiais;




  • Montagem de kits;




  • Etiquetagem;




  • Picking,




  • Gerenciamento de estoque






As empresas de logística portuária são vistas como fundamentais, pois trabalham com a otimização dos processos com o objetivo de torná-los mais ágeis, ou seja, com menos burocracia, e com qualidade.









Ter conhecimento é fundamental


Um Operador Logístico que atua em porto deve ter um conhecimento amplo do setor para que esteja devidamente capacitado ao cargo. Os portos contam com muitas peculiaridades e é preciso entender cada uma delas. 


É imprescindível ter uma visão geral do porto, tipos de terminais, operação e movimentação, conhecer os modais de transporte, os órgãos que atuam na área, saber o significado de termos, como dragagem, estar por dentro dos tipos de embalagem e sua aplicação para os materiais etc. 


Muitas instituições oferecem cursos voltados aos setores portuário e de logística, de forma a preparar os interessados para o mercado. A Universidade Católica de Santos (Unisantos) dispõe de um Centro de Pesquisa e Ensino em Tecnologia e Negócios Portuários (CEPORT), que integra grupos de pesquisa, laboratórios, cursos de Comércio Exterior, Logística e Gestão Portuária, além dos programas de Mestrado e cursos de Especialização e MBAs.


A Universidade Paulista (Unip) também oferece graduação de dois anos em Gestão Portuária, possibilitando que os alunos, após terminarem o curso, ingressem no mercado de trabalho, atuando nos cargos de gerente de operações de mar, gerente de operações portuárias, supervisor de logística portuária e supervisor de terminais portuários. E vagas não faltam!


Leia também: Operadores Logísticos contratam 30 mil colaboradores em 2022 | ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos (abolbrasil.org.br)


Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Acompanhe as publicações no site da ABOL, no www.abolbrasil.org.br.



Notícias Relacionadas
 O Operador Logístico e o mercado de trabalho

24/09/2023

O Operador Logístico e o mercado de trabalho

Os Operadores Logísticos são responsáveis por cerca de 2 milhões de empregos diretos e indiretos no País. Em termos de quantidade de funcionários, os OLs variam de tamanho, com alguns po (...)

Leia mais
 O Operador Logístico e o papel da ABOL

15/09/2023

O Operador Logístico e o papel da ABOL

Fundada em 17 de julho de 2012, a ABOL é vista como um instrumento necessário e importante para ampliar a segurança jurídica do setor e buscar a melhoria contínua da atividade, contribui (...)

Leia mais
 ESG: o papel do Operador Logístico

01/09/2023

ESG: o papel do Operador Logístico

Três letras ganharam destaque no universo corporativo nos últimos anos: ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance - ou Ambiental, Social e Governança, em português). (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.