09/02/2023

Setor portuário movimentou 1,2 bilhão de toneladas em 2022, com baixa de 0,4%

 Setor portuário movimentou 1,2 bilhão de toneladas em 2022, com baixa de 0,4%



O setor portuário fechou 2022 com com 1,209 bilhão de toneladas de cargas movimentadas. Em comparação a 2021, o setor apresentou uma queda de 0,4%, mesmo assim, essa ainda é a segunda maior movimentação portuária registrada desde 2010. Segundo o Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a navegação interior ganhou destaque, no ano passado, por movimentar 73,1 milhões de toneladas, com crescimento de 11,2% em comparação ao ano anterior.


Entre as cargas mais movimentadas, em primeiro lugar, os granéis sólidos aparecem com um crescimento de 15,36%, seguido por líquidos e gasosos com 14,1%. Entretanto, a carga geral teve uma queda de 3,14% quando comparado ao ano anterior. Entre os produtos que ganharam destaque aparecem o milho com aumento de 83,79%, minério de ferro com 62,05%, semirreboque baú com 38,72% e fertilizantes com 23,46%.


De acordo com Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, esses dados trazem esperança, mas mostram que é preciso investir no sistema hidroviário. "Hoje em dia, dependemos da ‘Mãe Natureza’ para poder transportar as nossas mercadorias e isso não pode continuar assim. Temos um potencial hidroviário que precisa ser explorado e a agência vem se empenhando muito para isso", destacou.


Nery comentou que a hidrovia Paraguai-Paraná ainda pode ser bastante aproveitada, mas precisa de investimentos. "Ela é importante porque entra para os nossos parceiros da América Latina, em destaque o Uruguai que tem uma saída para o Atlântico. Mas, a hidrovia depende muito do nível de água. Quando a água abaixa, você perde volume de escoamento", relembrou.


As hidrovias, principalmente da região Norte, têm sofrido com um baixos níveis de calado. Segundo a agência, como resultado, o transporte portuário sofreu com uma retração na cabotagem, que vinha crescendo 11% em 2021, mas foi para 1,8% em 2022.


"Tivemos profundidades que antes batiam 20 metros e baixaram para 10m, com isso os navios de cabotagem não podiam se movimentar pela região. A região Norte contribui com várias hidrovias, aos trancos e barrancos. Sem ter uma estrutura mais aprofundada, elas contribuem bastante. Sem elas, a gente não teria como escoar", afirmou Nery.


No geral, de acordo com o relatório, em 2022 houve crescimento na movimentação de cargas de granéis sólidos: 712 milhões de toneladas movimentadas, o que representa um aumento de 0,8% em relação ao ano anterior. Os portos organizados também registraram uma movimentação importante de 422,2 milhões de toneladas, representando uma variação positiva de 3,12% em comparação a 2021.


O Porto de Santos (SP) registrou 126,2 milhões de toneladas, tendo um aumento de 11,42%. No Nordeste, os destaques foram os portos de Suape (PE) e de Itaqui (MA), com movimentações de 24,7 milhões de toneladas (+12%) e 33,6 milhões de toneladas (+8,2%) respectivamente. Já o Porto de Paranaguá (PR) cresceu 0,8% em 2022, com 52 milhões de toneladas.


TUPs


Para os terminais de uso privado (TUPs), o destaque positivo fica para o Terminal Aquaviário Almirante Barroso — Tebar (SP), que movimentou 58,9 milhões de toneladas no ano passado. O Porto de Tubarão (ES) também registrou um crescimento de 6% na movimentação, com 68 milhões de toneladas movimentadas.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Big Data como protagonista dos negócios nos processos logísticos e no e-commerce

01/06/2023

Big Data como protagonista dos negócios nos processos logísticos e no e-commerce

Por Ronaldo Fernandes da Silva, presidente da FM Logistic do BrasilBig Data é uma revolução no mundo dos negócios que permite a coleta, processamento e análise de gra (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos ampliam negócios e contribuem para o crescimento do Centro-Oeste

01/06/2023

Operadores Logísticos ampliam negócios e contribuem para o crescimento do Centro-Oeste

O processo de expansão da região Centro-Oeste do Brasil tem levado os Operadores Logísticos (OLs) a apostarem em projetos que prometem alavancar, ainda mais, Estados como Mato Grosso, Ma (...)

Leia mais
 Transporte por contêineres pela Brado cresce 25% de SP para MT

01/06/2023

Transporte por contêineres pela Brado cresce 25% de SP para MT

O transporte de cargas pela Brado de São Paulo em direção ao Mato Grosso cresceu 25% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Cada vez mais os contêine (...)

Leia mais

© 2023 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.