09/02/2023

Setor portuário movimentou 1,2 bilhão de toneladas em 2022, com baixa de 0,4%

 Setor portuário movimentou 1,2 bilhão de toneladas em 2022, com baixa de 0,4%



O setor portuário fechou 2022 com com 1,209 bilhão de toneladas de cargas movimentadas. Em comparação a 2021, o setor apresentou uma queda de 0,4%, mesmo assim, essa ainda é a segunda maior movimentação portuária registrada desde 2010. Segundo o Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a navegação interior ganhou destaque, no ano passado, por movimentar 73,1 milhões de toneladas, com crescimento de 11,2% em comparação ao ano anterior.


Entre as cargas mais movimentadas, em primeiro lugar, os granéis sólidos aparecem com um crescimento de 15,36%, seguido por líquidos e gasosos com 14,1%. Entretanto, a carga geral teve uma queda de 3,14% quando comparado ao ano anterior. Entre os produtos que ganharam destaque aparecem o milho com aumento de 83,79%, minério de ferro com 62,05%, semirreboque baú com 38,72% e fertilizantes com 23,46%.


De acordo com Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, esses dados trazem esperança, mas mostram que é preciso investir no sistema hidroviário. "Hoje em dia, dependemos da ‘Mãe Natureza’ para poder transportar as nossas mercadorias e isso não pode continuar assim. Temos um potencial hidroviário que precisa ser explorado e a agência vem se empenhando muito para isso", destacou.


Nery comentou que a hidrovia Paraguai-Paraná ainda pode ser bastante aproveitada, mas precisa de investimentos. "Ela é importante porque entra para os nossos parceiros da América Latina, em destaque o Uruguai que tem uma saída para o Atlântico. Mas, a hidrovia depende muito do nível de água. Quando a água abaixa, você perde volume de escoamento", relembrou.


As hidrovias, principalmente da região Norte, têm sofrido com um baixos níveis de calado. Segundo a agência, como resultado, o transporte portuário sofreu com uma retração na cabotagem, que vinha crescendo 11% em 2021, mas foi para 1,8% em 2022.


"Tivemos profundidades que antes batiam 20 metros e baixaram para 10m, com isso os navios de cabotagem não podiam se movimentar pela região. A região Norte contribui com várias hidrovias, aos trancos e barrancos. Sem ter uma estrutura mais aprofundada, elas contribuem bastante. Sem elas, a gente não teria como escoar", afirmou Nery.


No geral, de acordo com o relatório, em 2022 houve crescimento na movimentação de cargas de granéis sólidos: 712 milhões de toneladas movimentadas, o que representa um aumento de 0,8% em relação ao ano anterior. Os portos organizados também registraram uma movimentação importante de 422,2 milhões de toneladas, representando uma variação positiva de 3,12% em comparação a 2021.


O Porto de Santos (SP) registrou 126,2 milhões de toneladas, tendo um aumento de 11,42%. No Nordeste, os destaques foram os portos de Suape (PE) e de Itaqui (MA), com movimentações de 24,7 milhões de toneladas (+12%) e 33,6 milhões de toneladas (+8,2%) respectivamente. Já o Porto de Paranaguá (PR) cresceu 0,8% em 2022, com 52 milhões de toneladas.


TUPs


Para os terminais de uso privado (TUPs), o destaque positivo fica para o Terminal Aquaviário Almirante Barroso — Tebar (SP), que movimentou 58,9 milhões de toneladas no ano passado. O Porto de Tubarão (ES) também registrou um crescimento de 6% na movimentação, com 68 milhões de toneladas movimentadas.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 DHL amplia uso de fontes alternativas de energia em frota global

07/01/2026

DHL amplia uso de fontes alternativas de energia em frota global

O Grupo DHL inicia 2026 com progresso substancial em sua jornada global de descarbonização. Durante o ano de 2025, a empresa avançou em múltiplas frentes de sua estratégia de sustentabil (...)

Leia mais
 Tegma supera o CDI no período do atual governo e integra grupo restrito de ações com desempenho acima do índice

07/01/2026

Tegma supera o CDI no período do atual governo e integra grupo restrito de ações com desempenho acima do índice

A Tegma Gestão Logística está entre as 17 empresas listadas na B3 que superaram a rentabilidade do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ao longo dos três anos do atual governo fed (...)

Leia mais
 DP World acelera fase de estaqueamento em obras de expansão de terminal

05/01/2026

DP World acelera fase de estaqueamento em obras de expansão de terminal

A DP World vem avançando, em ritmo acelerado, com as obras referentes à expansão da área de cais de seu terminal privado, localizado na margem esquerda do Porto de Santos (SP). A fase de (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.