01/03/2023

Operadores Logísticos contratam 30 mil colaboradores em 2022

 Operadores Logísticos contratam 30 mil colaboradores em 2022



A contratação de 30 mil novos funcionários pelos Operadores Logísticos em 2022 foi destaque do portal da Revista Istoé. O número, 58% maior do que o total de admissões registradas em 2021, é resultado de um levantamento feito pela ABOL. Em 2021, foram admitidos 13 mil novos colaboradores. 


De acordo com a pesquisa feita pela entidade, 66,7% dos entrevistados afirmaram ter contratado mais profissionais do que no período anterior. E a perspectiva para este ano continua positiva: 2023 será de outras oportunidades para aqueles que buscam ingressar nesse mercado, pois quase 70% pretendem abrir vagas neste período.


O resultado positivo do setor acompanha o incremento nacional verificado no ano passado, quando apenas nos primeiros sete meses, de janeiro a julho, 94 mil novas vagas de emprego foram abertas pelo setor de Transporte, Armazenamento e Correios, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Os dados representam alta de 64,8%, impulsionada, principalmente, pelo e-commerce.


“O levantamento feito junto às empresas retrata a importância e a participação do setor de logística no impulsionamento da geração de empregos no País”, disse a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha. “Cada vez mais as empresas buscam profissionais que atendam às novas demandas do mercado e isso inclui, principalmente, o uso de novas tecnologias”, afirmou a dirigente, ao ressaltar que, quando não encontram colaboradores prontos para exercer as funções, as companhias oferecem capacitação interna com cursos e treinamentos, que costumam demandar altos investimentos.


Entre os principais desafios mencionados pelas empresas estão a captação de talentos, profissionais qualificados, capacitação técnica e comportamental, localidade, supervalorização salarial de alguns setores e pouca adesão de público dos grupos de diversidade. A carência de empregados habilitados também chegou a ser apontada na pesquisa com o perfil do OL, desenvolvida em parceria com o Instituto de Logística ILOS. Na ocasião, 45% dos entrevistados disseram que quase sempre esbarram em obstáculos na contratação de mão de obra especializada.


Criada em 2012, a Associação reúne os 32 maiores players do setor, empresas nacionais e estrangeiras das mais diversas cadeias produtivas, entre elas a DHL, FedEx e JSL. Juntos, detêm 16% da receita bruta de todo o mercado.


Fonte: Istoé Dinheiro



Notícias Relacionadas
 Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

23/04/2024

Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

A vacância de condomínios logísticos no Brasil segue em queda, mas em ritmo lento. Já o preço cobrado pelas locações subiu 7,4% no país em um ano, acima da inflação. No Estado de São Pau (...)

Leia mais
 JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

23/04/2024

JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

A JSL recebeu o prêmio global “Fornecedor do Ano”, da General Motors North America, no último dia 10, em Miami. Única brasileira a receber o prêmio, a companhia foi contemplada na catego (...)

Leia mais
 Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

22/04/2024

Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

Apontada pelo setor de transporte marítimo de carga como um momento de desarranjo logístico, a pandemia impactou a oferta de contêineres, afetou o preço do frete e bagunçou as cadeias gl (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.