01/03/2023

Operadores Logísticos contratam 30 mil colaboradores em 2022

 Operadores Logísticos contratam 30 mil colaboradores em 2022



A contratação de 30 mil novos funcionários pelos Operadores Logísticos em 2022 foi destaque do portal da Revista Istoé. O número, 58% maior do que o total de admissões registradas em 2021, é resultado de um levantamento feito pela ABOL. Em 2021, foram admitidos 13 mil novos colaboradores. 


De acordo com a pesquisa feita pela entidade, 66,7% dos entrevistados afirmaram ter contratado mais profissionais do que no período anterior. E a perspectiva para este ano continua positiva: 2023 será de outras oportunidades para aqueles que buscam ingressar nesse mercado, pois quase 70% pretendem abrir vagas neste período.


O resultado positivo do setor acompanha o incremento nacional verificado no ano passado, quando apenas nos primeiros sete meses, de janeiro a julho, 94 mil novas vagas de emprego foram abertas pelo setor de Transporte, Armazenamento e Correios, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Os dados representam alta de 64,8%, impulsionada, principalmente, pelo e-commerce.


“O levantamento feito junto às empresas retrata a importância e a participação do setor de logística no impulsionamento da geração de empregos no País”, disse a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha. “Cada vez mais as empresas buscam profissionais que atendam às novas demandas do mercado e isso inclui, principalmente, o uso de novas tecnologias”, afirmou a dirigente, ao ressaltar que, quando não encontram colaboradores prontos para exercer as funções, as companhias oferecem capacitação interna com cursos e treinamentos, que costumam demandar altos investimentos.


Entre os principais desafios mencionados pelas empresas estão a captação de talentos, profissionais qualificados, capacitação técnica e comportamental, localidade, supervalorização salarial de alguns setores e pouca adesão de público dos grupos de diversidade. A carência de empregados habilitados também chegou a ser apontada na pesquisa com o perfil do OL, desenvolvida em parceria com o Instituto de Logística ILOS. Na ocasião, 45% dos entrevistados disseram que quase sempre esbarram em obstáculos na contratação de mão de obra especializada.


Criada em 2012, a Associação reúne os 32 maiores players do setor, empresas nacionais e estrangeiras das mais diversas cadeias produtivas, entre elas a DHL, FedEx e JSL. Juntos, detêm 16% da receita bruta de todo o mercado.


Fonte: Istoé Dinheiro



Notícias Relacionadas
 FM Logistic aposta em alto dos mercados de luxo e beleza

21/05/2025

FM Logistic aposta em alto dos mercados de luxo e beleza

O Brasil está entre os dez mercados de luxo que mais crescem no mundo, com expectativa de avançar 20% até 2029, de acordo com a Euromonitor International. Esse movimento impulsiona setor (...)

Leia mais
 Reoneração da folha de pagamentos pode elevar custo do frete em até 5,1% até 2028

21/05/2025

Reoneração da folha de pagamentos pode elevar custo do frete em até 5,1% até 2028

A reoneração gradual da folha de pagamentos, em curso desde janeiro deste ano, pode gerar impactos relevantes nos custos do transporte rodoviário de cargas no Brasil. Segundo estimativas (...)

Leia mais
 Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande

20/05/2025

Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande

A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, obteve, por meio do Tecon Rio Grande (RS), a certificação que comprova o uso exclusivo de energia elétrica prov (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.