01/03/2023

Operadores Logísticos contratam 30 mil colaboradores em 2022

 Operadores Logísticos contratam 30 mil colaboradores em 2022



A contratação de 30 mil novos funcionários pelos Operadores Logísticos em 2022 foi destaque do portal da Revista Istoé. O número, 58% maior do que o total de admissões registradas em 2021, é resultado de um levantamento feito pela ABOL. Em 2021, foram admitidos 13 mil novos colaboradores. 


De acordo com a pesquisa feita pela entidade, 66,7% dos entrevistados afirmaram ter contratado mais profissionais do que no período anterior. E a perspectiva para este ano continua positiva: 2023 será de outras oportunidades para aqueles que buscam ingressar nesse mercado, pois quase 70% pretendem abrir vagas neste período.


O resultado positivo do setor acompanha o incremento nacional verificado no ano passado, quando apenas nos primeiros sete meses, de janeiro a julho, 94 mil novas vagas de emprego foram abertas pelo setor de Transporte, Armazenamento e Correios, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Os dados representam alta de 64,8%, impulsionada, principalmente, pelo e-commerce.


“O levantamento feito junto às empresas retrata a importância e a participação do setor de logística no impulsionamento da geração de empregos no País”, disse a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha. “Cada vez mais as empresas buscam profissionais que atendam às novas demandas do mercado e isso inclui, principalmente, o uso de novas tecnologias”, afirmou a dirigente, ao ressaltar que, quando não encontram colaboradores prontos para exercer as funções, as companhias oferecem capacitação interna com cursos e treinamentos, que costumam demandar altos investimentos.


Entre os principais desafios mencionados pelas empresas estão a captação de talentos, profissionais qualificados, capacitação técnica e comportamental, localidade, supervalorização salarial de alguns setores e pouca adesão de público dos grupos de diversidade. A carência de empregados habilitados também chegou a ser apontada na pesquisa com o perfil do OL, desenvolvida em parceria com o Instituto de Logística ILOS. Na ocasião, 45% dos entrevistados disseram que quase sempre esbarram em obstáculos na contratação de mão de obra especializada.


Criada em 2012, a Associação reúne os 32 maiores players do setor, empresas nacionais e estrangeiras das mais diversas cadeias produtivas, entre elas a DHL, FedEx e JSL. Juntos, detêm 16% da receita bruta de todo o mercado.


Fonte: Istoé Dinheiro



Notícias Relacionadas
 Logística eficiente é o projeto de desenvolvimento que o Brasil precisa avançar em 2026

26/01/2026

Logística eficiente é o projeto de desenvolvimento que o Brasil precisa avançar em 2026

O ano de 2026 coloca o mercado brasileiro diante de uma constatação que deveria frequentar mais as mesas de decisão de governantes e tomadores de decisão nas empresas: a logística rodovi (...)

Leia mais
 Multilog está entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de TI em 2025

26/01/2026

Multilog está entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de TI em 2025

A Multilog integra, pelo segundo ano consecutivo, a lista das 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2025, premiação realizada anualmente pelo IT Forum, que reconhece empresas pelo uso de tecno (...)

Leia mais
 Das espécies ameaçadas à Fórmula 1: as entregas mais improváveis da DHL em 2025

23/01/2026

Das espécies ameaçadas à Fórmula 1: as entregas mais improváveis da DHL em 2025

A logística é, muitas vezes, invisível. Mas em 2025 houve entregas que tornaram claro que transportar bens também é transportar histórias, causas e impacto social. A DHL reuniu cinco das (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.