23/09/2022

ABOL Day traz tendências do ecommerce na China

 ABOL Day traz tendências do ecommerce na China



O cenário do ecommerce na China foi apresentado, na tarde desta sexta-feira, durante mais um ABOL Day realizado exclusivamente para as empresas filiadas a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos. Na ocasião, o professor da Iowa State University, Haozhe Chen, mostrou algumas tendências ligadas às vendas online, que podem também ser aplicadas no Brasil.


Entre elas, ele destacou a implementação do conceito omnichannel, que envolve a criação de uma experiência especial para o cliente, combinando canais online e presenciais; e a acessibilidade pelos aparelhos celulares, ampliando as vendas pelas mídias sociais, como Instagram, Facebook e Tik Tok.


“Outra grande tendência no ecommerce na China hoje e relevante para o Brasil é a expansão para as áreas rurais, focando nos fazendeiros, que vivem no interior, porque na China, assim como no Brasil, há uma população grande vivendo nas áreas rurais. Esse movimento está ligado ao fato de que a penetração nas áreas urbanas já chegou ao pico, a um ponto de saturação e não há muito mais espaço para que cresçam, pois as pessoas já fazem todo tipo de compra online, restaurante, farmácia, produtos de consumo geral. Já nas áreas rurais, ainda há um mercado significativo para crescimento”, destacou Chen. E não parou por aí.


Outra tendência apontada pelo especialista é o Cross Boarder ecommerce, ou seja, a expansão das companhias para o exterior. Esse tipo de comércio eletrônico permite que os consumidores chineses comprem produtos estrangeiros de empresas internacionais online, muitas vezes a preços mais baixos do que encontrariam em lojas nacionais. A loja virtual Shein é um exemplo desse movimento.


“O segredo é mudarmos a nossa forma de pensar, sem focar apenas no básico, mas tentar ser um provedor de soluções, é isso que o nosso cliente vai valorizar. Precisamos agregar valor para garantir mais competitividade. Temos que vir com novos modelos de negócios para gerar mais receita e lucro para você e seus clientes. Nosso foco é a experiência do cliente”, afirmou o professor, que em agosto iniciou a abordagem do tema no VI Congresso ABOL, em São Roque.



Notícias Relacionadas
 Multilog, Total Express e Porto Itapoá lideram ranking de inovação com inteligência artificial

06/05/2025

Multilog, Total Express e Porto Itapoá lideram ranking de inovação com inteligência artificial

O setor de logística no Brasil tem avançado de forma significativa na adoção de tecnologias inovadoras. A edição mais recente do prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, promovido pelo (...)

Leia mais
 Ministério dos Transportes inicia encontros regionais para discutir Plano Nacional de Logística 2050

01/04/2025

Ministério dos Transportes inicia encontros regionais para discutir Plano Nacional de Logística 2050

Pela primeira vez, o novo Plano Nacional de Logística (PNL), com horizonte de 2050, será aberto à participação popular já na etapa de construção das matrizes origem-destino de cargas. Ne (...)

Leia mais
 Brasil investe menos da metade da média global em logística

25/03/2025

Brasil investe menos da metade da média global em logística

A deficiência crônica de investimentos em infraestrutura de transporte no Brasil tem impactado diretamente a economia, elevando custos logísticos e reduzindo a competitividade do país. D (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.