01/04/2025

Ministério dos Transportes inicia encontros regionais para discutir Plano Nacional de Logística 2050



Pela primeira vez, o novo Plano Nacional de Logística (PNL), com horizonte de 2050, será aberto à participação popular já na etapa de construção das matrizes origem-destino de cargas. Nessa fase, são utilizados dados que mostram os principais municípios de origem e de destino das cargas transportadas no Brasil, para simular o tráfego e projetar a necessidade de melhorias na infraestrutura do país.


Ao todo, serão cinco encontros regionais no mês de abril, um em cada região do Brasil, com o objetivo de aprimorar as projeções de crescimento da produção e melhor compreender a dinâmica do setor produtivo brasileiro. Eles serão coordenados pela Subsecretaria de Fomento e Planejamento da Secretaria-Executiva do Ministério dos Transportes.


Com esse objetivo, todos os encontros serão realizados em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e seus representantes nos estados, para reforçar a aproximação com o setor produtivo e aprimorar as matrizes origem-destino de cargas.


Essa etapa é essencial para que o Governo Federal conheça a verdadeira demanda por transportes e, assim, construa um Plano com soluções logísticas adequadas.


Conforme estabelece o Decreto nº 12.022/24, foi criado um Comitê de Governança de caráter permanente. O grupo é formado pelos ministérios dos Transportes, Planejamento e Orçamento, Portos e Aeroportos e pela Casa Civil. As ferramentas de planejamento estão sendo criadas por este grupo, com o foco em atingir plenamente as metas conjuntas para as políticas públicas dos setores envolvidos.


Fonte: Governo Federal



Notícias Relacionadas
 Movecta implementa central de controle operacional e estabelece novo modelo de gestão e governança corporativa

25/06/2025

Movecta implementa central de controle operacional e estabelece novo modelo de gestão e governança corporativa

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, está implementando uma central de controle operacional. Essa nova torre de controle permite à companhia programar, pla (...)

Leia mais
 ABOL avalia impactos da operação-padrão da Receita Federal no transporte de carga

09/06/2025

ABOL avalia impactos da operação-padrão da Receita Federal no transporte de carga

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) divulgou uma nota para reiterar a preocupação em relação à continuidade e o agravamento dos impactos decorrentes da paralisação do (...)

Leia mais
 Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

06/06/2025

Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

A Tegma Gestão Logística foi certificada pela quarta vez consecutiva pela consultoria internacional Great Place to Work (GPTW), com base nos resultados de sua mais recente pesquisa de cl (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.