29/01/2021

Santos Brasil conclui obras no Tecon Vila do Conde e implanta gates automatizados

 Santos Brasil conclui obras no Tecon Vila do Conde e implanta gates automatizados


A Santos Brasil concluiu as últimas obras civis do projeto de modernização do Tecon Vila do Conde, terminal de contêineres localizado em Barcarena (PA). No total, foram 25 meses de obras que contemplaram a pavimentação em concreto de 36.000 m2 de pátio para armazenamento de contêineres e a construção de dois novos gates e de espaços destinados a vestiários e refeitórios para os colaboradores.

Outra novidade é a automatização dos gates nas entradas do terminal, agilizando o fluxo de caminhões e aumentando a segurança da informação e da carga. Desenvolvidos com base nas mais modernas estruturas de IoT (Internet of Things), os gates automatizados permitem a autenticação biométrica, o controle e gerenciamento de motoristas, evitando filas para cadastros e padronizando processos, a leitura de placas e de contêineres por meio de sensores de OCR, a aferição de peso do caminhão com a carga e a sincronização de dados entre as unidades da Companhia.

Atualmente, o Tecon Vila do Conde conta com quatro gates de entrada e dois de saída, piso de concreto em todo o seu pátio de armazenamento, que permite maior velocidade para a operação e maior capacidade de armazenamento; dispõe ainda de nove reach stakers, das quais três acabaram de chegar ao terminal, substituindo equipamentos já existentes, para movimentação de contêineres no pátio; e três guindastes MHC sobre rodas que operam no cais para embarque e desembarque de mercadorias conteinerizadas ou cargas de projeto.

Entre 2018 e 2019, a Santos Brasil realizou investimentos da ordem de R$ 60 milhões na unidade, em obras civis e equipamentos de pátio e cais. Estes investimentos proporcionaram um aumento substancial na produtividade do terminal e elevaram o nível de serviço, agregando competitividade aos seus clientes e estimulando o desenvolvimento regional.

Nos últimos anos, o Tecon Vila do Conde tem apresentado crescimento consistente e em 2019 superou a marca dos 104 mil contêineres movimentados. Em 2020, a demanda pela movimentação de cargas de projetos tem se destacado. Mesmo em meio à crise gerada pela pandemia do Covid-19, o terminal operou neste ano, até agora, 18 navios com este tipo de carga, contra 15 em todo o ano passado.

A prestação de serviço de armazenagem também vem registrando um aumento em relação a 2019, com a possibilidade de desova de contêineres e estoque de mercadorias para seus clientes. Atualmente, 75% da área de armazenagem vem sendo utilizada, enquanto no ano passado a média de ocupação foi de 55%.

O terminal celebra ainda uma outra marca importante: um ano sem acidentes de trabalho. Essa conquista é fruto de um trabalho consistente de fortalecimento da cultura da segurança por meio de ações voltadas à prevenção.

Notícias Relacionadas
 ABOL Day sobre combustíveis alternativos coloca Operadores Logísticos como agentes ativos da mudança

27/03/2024

ABOL Day sobre combustíveis alternativos coloca Operadores Logísticos como agentes ativos da mudança

A redução das emissões de CO2 na atmosfera tem sido uma das prioridades dos Operadores Logísticos, sobretudo diante dos avanços da regulamentação do mercado de carbono no Brasil e do pro (...)

Leia mais
 Solistica inaugura serviço de entrega expressa em Manaus

27/03/2024

Solistica inaugura serviço de entrega expressa em Manaus

A Solistica, maior operadora logística da América Latina com soluções 3PL, inaugurou uma nova unidade de entrega expressa, a Envio Fácil, em Manaus. O serviço é voltado, principalmente, (...)

Leia mais
 Paralisação do porto de Baltimore provocará atrasos no comércio

27/03/2024

Paralisação do porto de Baltimore provocará atrasos no comércio

A queda da ponte que fechou o porto de Baltimore é uma importante estrada americana ontem vai provocar semanas ou meses de interrupções no transporte na região do Meio-Atlântico dos EUA (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.