31/03/2022

O poder das mulheres na logística em uma perspectiva positiva no Brasil

 O poder das mulheres na logística em uma perspectiva positiva no Brasil



No dia 8 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher e, em uma data tão importante como essa, é necessário refletir sobre os direitos políticos, econômicos e sociais das mulheres. Embora estejam longe de ser ideais, são várias as conquistas das mulheres ao longo dos anos, especialmente em relação à lógica trabalhista e à luta por espaço no mercado de trabalho.


Historicamente, a entrada da mulher no setor empregatício iniciou-se tardiamente, apenas no final do século XIX com a Segunda Revolução Industrial. Mesmo passando a integrar os espaços trabalhistas nesse período, as mulheres enfrentavam condições precárias de trabalho, principalmente se comparadas à realidade dos homens.


No mundo globalizado, o cenário não se encontra tão evoluído como esperado e as condições de trabalho ainda precisam melhorar muito, em particular para o público feminino. Isso porque, ao longo das décadas, pesquisas, dados e análises mostraram um grau em ascensão da discriminação das mulheres no setor formal e informal do mercado de trabalho.


Desse modo, faz-se necessário pensar sobre as conquistas femininas no setor empregatício para se atentar, também, aos direitos que precisam ser alcançados e aos espaços que ainda precisam ser preenchidos. Por isso, a Mundial Logistics Group valoriza a presença das mulheres no âmbito da logística e acredita que o Dia Internacional da Mulher é importantíssimo para trazer os holofotes para o poder da mulher nesse cenário.


Em 2018, a Revista Mundo Logística analisou: “Foi-se o tempo em que as profissões eram exclusivamente masculinas ou femininas. Hoje, com a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho, elas estão buscando espaço e igualdade nos mais variados segmentos. Na logística, não é diferente”.


A mulher pode estar em qualquer setor e desempenhar todas as funções que se identificar e se sentir à vontade para realizar – de motoristas de caminhão a líderes de gestão. Inclusive, diversos estudos, como o da Ernest Young, apontam que as mulheres são as protagonistas em desafiar abordagens convencionais e em criar potentes relações interpessoais nas empresas.


Juliana Maia, supervisora de Qualidade da Mundial Logistics Group , comenta: “A logística passou de uma função meramente operacional, tornando-se cada vez mais estratégica e planejada, e a participação das mulheres tem sido essencial para o crescimento das empresas. As mulheres cada vez mais se destacam no faz.”


“Estou no segmento logístico há 11 anos e acredito que uma das questões que me conquistou foi o desafio de ser respeitada, ouvida e de mostrar, diariamente, que como mulher tenho muito a acrescentar com a minha experiência em um mundo tão masculino,” relembra Juliana sobre a experiência no ramo da logística.


Janaina Bezerra, coordenadora de T&D e R&S da Mundial, complementa sobre a presença do público feminino na logística, que se mostra cada vez mais influente e proveitosa. A profissional pontua: “As mulheres vêm ganhando espaço em áreas que antes eram dominadas pelos homens. A logística é um destes segmentos. As conquistas maiores têm relação com o reconhecimento profissional e posição em cargos de liderança. Atualmente, na Mundial, há muitas mulheres compondo o time de gestão”.


Apesar da crescente das mulheres no mercado de trabalho, Janaina lembra: “Sabemos que nossa cultura brasileira precisa avançar na questão da presença de mulheres em ambientes culturalmente considerados masculinos, mas na Mundial isso já não é um problema, pois a presença feminina é maior do que presença a masculina em diversas áreas da empresa”.


“A Mundial é uma empresa que valoriza a presença feminina!”, declara Janaina. Segundo explica a profissional, a empresa conta com uma forte atuação de mulheres, especialmente ao ser comparada às empresas de logística. O público feminino não só ocupa as áreas operacionais, como também as administrativas e comercial, visto que a companhia “valoriza as habilidades e competência das pessoas sem distinção alguma”. 


Não há restrições para contratação de mulheres na Mundial Logistics Group, que se desprende de preconceitos estabelecidos pela sociedade acerca da presença feminina no ambiente de trabalho. Janaina afirma que a empresa não considera nenhum “motivo preconceituoso” como desclassificatório em relação às contratações por “não compactuar com estas práticas.”


Juliana também fala sobre a presença das mulheres na empresa: “Aqui na Mundial, somos exemplo de maioria e garantimos o crescimento desta empresa com muita garra.”


As iniciativas da Mundial para incentivar a presença das mulheres na logística
Para apoiar o desenvolvimento das mulheres no âmbito da logística, a empresa acredita rigorosamente no incentivo aos estudos. Além da própria Universidade Corporativa, a Mundial Logistics Group conta com parceiras educacionais para estimular o crescimento profissional igualitário de “todos os colaboradores.”


“O sentido de crescimento para homens e mulheres deve ser igualitário e de acordo com os objetivos de cada profissional. Para as mulheres, certamente há diversas possibilidades, como no setor de transporte, PPCP [Planejamento, Programação e Controle de Produção], estoque e até mesmo nas áreas administrativas. Não há um plano ideal, o ideal é abrir espaço para que as mulheres possam atuar em todas as frentes,” acrescenta Janaina.


Atualmente, o percentual de funcionários homens e mulheres na empresa após o fechamento do censo em 04 de março de 2022 é 64,4% de mulheres e 33,7% de homens.



Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.