28/02/2023

Modal marítimo segue como melhor opção para economizar no transporte de produtos

 Modal marítimo segue como melhor opção para economizar no transporte de produtos



Entre os obstáculos da indústria brasileira, a logística sempre é apontada como um dos principais custos. De acordo com a pesquisa "Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras", divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em novembro de 2022, o custo do transporte internacional e o custo do transporte doméstico estão entre os principais desafios enfrentados.


Por 40 anos, o grupo Gemü, fornecedor de válvulas e sistemas de medição e controle, usou quase exclusivamente o transporte aéreo no Brasil. Porém, com o aumento do preço das tarifas, somado a custos mais altos de combustível e outras pressões da inflação ao longo dos últimos anos, a decisão foi diversificar o modal para incorporar o marítimo.


Com isso, a multinacional alemã com fábrica em São José dos Pinhais (PR), alcançou redução de 23% em seu custo de transporte internacional para o Brasil. Segundo a gerente de supply chain, Uréo Pereira, foi necessário um estudo de todos os itens de giro contínuo que poderiam ser trazidos da Europa por via marítima, para que a companhia otimize o estoque.


"Para isso, usamos tecnologia para rastrear nossos estoques e entender exatamente as quantidades de consumo padrão, para programar no longo prazo. Dessa forma, tornou-se possível trazer as peças da matriz necessárias para serem adaptadas no Brasil às necessidades dos clientes locais", destacou.


Para o presidente da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), Luiz Fernando Resano, a melhor forma de economizar está na escolha do modal. Segundo Resano, é inegável a economia que o transporte marítimo oferece em comparação ao rodoviário, ferroviário e aeroviário, visto que os navios possuem alta capacidade de transporte frente a outros modais.


"O [modal] marítimo surge como uma opção na cabotagem, pois o usuário pode escolher o modal de acordo com as suas necessidades e com um bom planejamento logístico, ele se beneficia diretamente pelo menor custo", comentou Resano.


Segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), a média de evolução estimada para o comércio marítimo, em 2023, é de 2,1% e a tendência é que se mantenha até 2027. Para Resano, o setor de máquinas e equipamentos normalmente demanda um transporte com grandes dimensões, principalmente porque trabalha com o recebimento de peças e o envio de produtos para todo o país em rotinas apertadas. Dessa forma, o marítimo se destaca disponibilizando, por exemplo, navio heavy lift ou de cargas especiais.


Para Uréo, do grupo Gemü, o modal marítimo exige um trabalho sincronizado que envolve times internos de fornecedores e de clientes. “Sempre tivemos o estoque otimizado, mas com o recebimento por via marítima, ele precisou ser incrementado considerando o aumento de prazo logístico e muito bem ajustado às demandas de nossos clientes”, explicou.


Com a mudança do modal, a companhia também alcançou 76% de redução no custo de frete internacional de uma das matérias-primas para a válvula diafragma (o item lençol de borracha). “Por se tratar de um material que requer controle de temperatura para não endurecer no transporte, ele era importado via aérea. Com a opção do contêiner refrigerado em navio, pudemos alcançar essa redução, o que nos exigiu apenas a readequação dos níveis de estoque e programação antecipada da logística para garantir a disponibilidade do equipamento”, afirmou a gerente.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Prêmio BBM 2023: Confira a lista completa de finalistas

02/10/2023

Prêmio BBM 2023: Confira a lista completa de finalistas

Foi divulgada hoje (29) a lista de finalistas do Prêmio BBM 2023, realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística. Para concorrer nesta 10ª edição, o Oscar da logística bra (...)

Leia mais
 Brado e Rumo fazem a primeira viagem de contêineres da Ferrovia Norte-Sul

02/10/2023

Brado e Rumo fazem a primeira viagem de contêineres da Ferrovia Norte-Sul

Com 58 vagões da Brado puxados por locomotivas da Rumo, o primeiro trem da Ferrovia Norte-Sul com destino a Anápolis (GO) chegou ao município goiano na semana passada. Realizada em comis (...)

Leia mais
 Vendas de frotas em marcha lenta

29/09/2023

Vendas de frotas em marcha lenta

Exigências ambientais e de produtividade e custos estimulam a renovação da frota de caminhões e ônibus por transportadoras e motoristas autônomos em todo o país. Mas essa modernização fi (...)

Leia mais

© 2023 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.