A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de centros logísticos que abrangerá dez países. Os primeiros serão Espanha, França e Reino Unido, até final deste ano.
Seguem-se Alemanha, Itália, Polônia, Suécia, Suíça, Países Baixos e República Checa, em 2026 e 2027, sendo que a empresa tem vindo a conduzir um programa-piloto desde 2022, no hub de Ghislenghien, na Bélgica.
Os centros ficarão integrados nas plataformas da CEVA já existentes e incluirão áreas específicas de armazenamento, com contentores seguros, de temperatura controlada e monitorização constante, incluindo sistemas de alarme. As operações de diagnóstico das baterias, descarga, desmantelamento e recondicionamento serão efetuadas em espaços dedicados.
As baterias serão recolhidas em fabricantes ou vendedores de veículos, sendo depois analisadas para decidir se o seu destino é o desmantelamento ou o recondicionamento.
Justificando este projeto, a CEVA destaca que, tendo em conta que o mercado de veículos elétricos e híbridos tem vindo a crescer nos últimos amos, se estima que cerca de oito milhões de baterias de lítio cheguem ao fim do seu ciclo de vida na Europa nos próximos cinco anos.
Fonte: Supply Chain Magazine