04/03/2021

Cesar Meireles assume a presidência do Conselho Internacional do Brasil Export

 Cesar Meireles assume a presidência do Conselho Internacional do Brasil Export


Com a missão de realizar, estimular e fomentar ampla e profunda discussão sobre o ecossistema logístico, foi lançado, nesta quarta-feira, dia 03 de março, o Conselho Internacional do Brasil Export, sob a presidência de Cesar Meireles, que segue à frente da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos até o próximo dia 31. A primeira reunião do grupo aconteceu em uma plataforma virtual com a participação de empresários e autoridades ligadas ao setor, não só do Brasil, mas de países como Argentina, Uruguai, Singapura e Portugal, que destacaram a importância da diversidade e da pluralidade para o avanço do mercado.

“Em definitivo, o mundo mudou, está mudando, e irá mudar ainda mais celeremente!  Nessa toada, muda a logística, a qual, jamais poderá ser tratada de forma fragmentada. Portos, aeroportos, retroportos, armazenagem, rodovias, ferrovias, hidrovias, aero e dutovias, isoladamente tratadas, não garantem o desenvolvimento mundial, tampouco estruturam investimentos sólidos e duradouros”, destacou Meireles.

Segundo o executivo, os temas a serem tratados pelo conselho envolvem desde portos e a correspondente integração horizontal e vertical; a multimodalidade em sua mais plena profundidade e extensão; o corredor mundial de integração desde o longo curso integrando-o aos sistemas feeder e cabotagem, vistos por um outro ângulo, mais articulado; a integração aeroviária entre os grandes hubs, ligando-os com o interior; os acessos aos portos; os marcos regulatórios, as mudanças da legislação e a nova concepção de integração à luz do Acordo de Bali, da OMC, de 2013; Os recintos alfandegados, a armazéns gerais, os operadores logísticos, ou hubs/clusters e plataformas logísticas; indo aos innovation hubs; às startups da logística; às logitechs que vêm revolucionando o ecossistema da logística geral.

“Minha sugestão é que venhamos a dar prioridade à América Latina, dado não podermos estar de costas uns para os outro, no que concerne à integração logística. Questões históricas, geográficas, língua, nada pode impedir essa integração! Vamos unir os stakeholders interessados e as autoridades responsáveis. Vamos unir as costas que nos interessam (o Atlântico e o Pacífico)”, disse Meireles

O compromisso determinado pelo Conselho é de realizar uma reunião online por mês, com duração de uma hora, além do desenvolvimento de webinários com temas relevantes para o desenvolvimento da logística geral e interação com outras associações e entidades representativas com objetivos similares. O próximo encontro está marcado para o dia 20 de abril, às 9 horas.

Notícias Relacionadas
 Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

23/04/2024

Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

A vacância de condomínios logísticos no Brasil segue em queda, mas em ritmo lento. Já o preço cobrado pelas locações subiu 7,4% no país em um ano, acima da inflação. No Estado de São Pau (...)

Leia mais
 JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

23/04/2024

JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

A JSL recebeu o prêmio global “Fornecedor do Ano”, da General Motors North America, no último dia 10, em Miami. Única brasileira a receber o prêmio, a companhia foi contemplada na catego (...)

Leia mais
 Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

22/04/2024

Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

Apontada pelo setor de transporte marítimo de carga como um momento de desarranjo logístico, a pandemia impactou a oferta de contêineres, afetou o preço do frete e bagunçou as cadeias gl (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.