Com mais de 187 anos de atuação no setor marítimo, a Wilson Sons inaugurou, em 25 de setembro, a nova estrutura do seu Centro de Treinamento com simulador de manobras de rebocadores, agora localizado no Edifício Palazzo, na Avenida Ana Costa, em Santos (SP).
O equipamento aprimorado será utilizado para capacitar comandantes e outros marítimos em procedimentos de segurança operacional e no uso de tecnologias de ponta. A frota da companhia, considerada a mais potente do Brasil, é composta por mais de 80 rebocadores que atuam em mais de 25 portos da costa brasileira, atendendo tanto o comércio doméstico quanto a indústria de energia offshore.
Capacitação e eficiência operacional
O novo simulador de manobras contribui para treinar comandantes em operações seguras e eficientes. Além disso, possibilita analisar manobras de grandes embarcações, incluindo navios de até 366 metros de comprimento, que passaram a operar em portos brasileiros. Essa tecnologia permite reduzir restrições operacionais e aumentar a eficiência das operações portuárias.
Outro diferencial é a análise de cenários. A ferramenta pode reproduzir diferentes condições ambientais e desafios portuários, adaptando-se a cada terminal e possibilitando simulações personalizadas. Para o diretor de Operações de Rebocadores da Wilson Sons, Rodrigo Bastos, “a tecnologia do novo simulador de manobras reforça nossa estratégia de inovação. É uma ferramenta que eleva a segurança e a eficiência das nossas operações, contribuindo para o crescimento do setor portuário brasileiro e para a competitividade da cadeia logística mundial”.
Central de Operações de Rebocadores e sistema Artemis
O Centro de Treinamento também abriga a Central de Operações de Rebocadores (COR) da Wilson Sons, inaugurada em 2011. A unidade realiza o monitoramento em tempo real da frota por meio de uma rede de antenas que captam sinais do sistema AIS (Sistema de Identificação Automática). O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo a alocação adequada dos rebocadores nas manobras.
De acordo com Pedro Lima, gerente de frota e operações da companhia, “esse monitoramento contínuo garante a máxima eficiência dos nossos ativos e adiciona uma importante camada de segurança às manobras. Além disso, com a alocação do rebocador mais adequado para atendimento às demandas dos clientes, no momento certo e na velocidade adequada, as operações se tornam mais sustentáveis e com menores emissões”.
Em 2023, em parceria com a startup Argonáutica, a empresa implantou o sistema operacional Artemis. A solução amplia a integração de informações além dos dados AIS, incluindo dados meteoceanográficos como condições de maré, vento e meteorologia dos portos. O sistema também pode ser acessado de forma remota, permitindo elaborar estratégias operacionais mais seguras, com menor consumo de combustível e redução de gases de efeito estufa.
Projeto “Manobra Segura Padrão WS”
Desde abril de 2024, a Wilson Sons capacita cerca de 150 comandantes por meio do projeto “Manobra Segura Padrão WS”. O programa aborda temas como navegação eletrônica, uso de radares e GPS e estudo de casos reais de manobras, com o objetivo de prevenir incidentes e alinhar as práticas aos padrões da companhia.
Os marinheiros em processo de ingresso na empresa passam por exercícios simulados de emergência, incluindo cenários de rompimento de cabos, baixa visibilidade e condições adversas de mar e vento. A companhia também mantém treinamentos contínuos para profissionais em formação, com foco em tomada de decisão, legislação marítima e portuária, documentação e regulamentações internacionais, como o RIPEAM.
Indicadores de segurança
Os indicadores mais recentes de segurança divulgados pela Wilson Sons, referentes ao período de 12 meses encerrado em 30 de junho de 2025, reforçam o foco da empresa no tema. A taxa de acidentes com afastamento ficou em 0,47 por milhão de horas trabalhadas, superando a referência mundial de excelência de 0,50.
Fonte: Logweb