07/09/2020

Volkswagen espera concluir negociações com sindicatos nas próximas semanas


Montadora pretende reduzir em 35% o quadro de funcionários em todas as fábricas no país

O presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, disse hoje que a montadora espera concluir as negociações com os sindicatos de metalúrgicos nas próximas semanas. Segundo o executivo, a montadora pretende reduzir em 35% o quadro de funcionários em todas as fábricas no país. “Ainda não chegamos a nenhum acordo, temos reuniões periódicas com todos os sindicatos para adequarmos a capacidade produtiva à demanda. Agora é inevitável e estamos com uma certa urgência para chegarmos a uma solução”, disse o executivo.

Di Si ressaltou que hoje as montadoras brasileiras operam usando apenas 43% da capacidade instalada no país, que é de 4,1 milhões de unidades. A estimativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é uma produção de 1,8 milhão de veículos este ano.

“Vamos dialogar. Será fácil? Claro que não. Mas, teremos uma conversa madura, profissional e transparente. Será uma negociação dura, mas precisamos defender os interesses da empresa.”

Hoje, a Volks emprega 15 mil pessoas em quatro fábricas no país, em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP).

O executivo não descartou a abertura de um programa de demissão voluntária (PDV), mas ressaltou que todas as medidas de flexibilização da produção serão usadas.

“Aplicamos todas as metodologias de flexibilização até agora, férias coletivas, redução de jornada, lay off e o PDV também será utilizado. Entretanto, precisamos olhar todas as ferramentas e não vamos demitir ninguém de um dia para outro. Mas temos que ter senso de urgência, é inevitável na indústria.”

Quanto a Argentina, o executivo disse que o país também necessitará de ajustes na produção, mas isso será realizado posteriormente. Segundo ele, a montadora está passando por um momento diferente no mercado argentino. “Essas medidas são para a região. Mas, na Argentina estamos lançando um novo SUV. Estamos em momentos diferentes como empresa. Na hora certa vamos conversar com os sindicatos.”

Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

25/04/2024

Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio BBM 2024 — o Oscar da logística brasileira. Realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística, a premiação visa reconh (...)

Leia mais
 Movecta registra receita recorde em 2023

25/04/2024

Movecta registra receita recorde em 2023

A empresa de logística integrada Movecta encerrou o ano passado com faturamento de R$ 667 milhões, registrando alta de 12,6% frente a 2022, quando contabilizou receitaa de R$ 592,3 milhõ (...)

Leia mais
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.