19/08/2021

Transporte de grãos por ferrovias ampliará produtividade dentro de 10 Transporte de grãos por ferrovias ampliará produtividade dentro de 10

 Transporte de grãos por ferrovias ampliará produtividade dentro de 10 Transporte de grãos por ferrovias ampliará produtividade dentro de 10


A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) projeta um aumento gradativo do transporte de grãos por trilhos nesta década. As projeções indicam que o modal aumentará cada vez mais o percentual de participação no transporte de grãos.

A expectativa da ANTF é que, dentro de 10 anos, o Brasil terá a mesma excelência que tem no transporte de minério de ferro, que detém ferrovias entre as mais produtivas do mundo. Atualmente, grande parte da produção de grãos, como soja e milho, está distante dos centros exportadores. Rondonópolis (MT), por exemplo, está a aproximadamente 1.600 quilômetros de distância do Porto de Santos (SP).

A expectativa do setor é que os projetos greenfield e as renovações antecipadas de concessões contribuam para o aumento de produtividade do modal no transporte dessas cargas.

O diretor-executivo da associação, Fernando Paes, considera que não faz sentido essa carga ser transportada por caminhão por tantos quilômetros. Ele cita que uma composição com 120 vagões, como a que a Rumo vai operar na Malha Paulista, dá conta de transportar o equivalente a 370 caminhões. “Conceitualmente, a expectativa é de termos excelência no transporte de grãos daqui a 10 anos, como temos no transporte de minérios”, avaliou Paes.

A ANTF estima que a soma dos investimentos previstos no programa das prorrogações de concessões aos projetos greenfield representa aportes da ordem de R$ 60 bilhões, nos próximos cinco a seis anos. Paes lembra que parte desses investimentos estará voltada para o agronegócio. “Estamos otimistas de fato, mas ao mesmo tempo realistas. A expectativa hoje para o setor ferroviário, incluindo o transporte de grãos, é muito positiva, como nunca foi”, afirmou Paes.

A associação considera que pode haver mais investimentos, caso o governo consiga aprovar o marco regulatório que cria um regime de autorizações no setor ferroviário. A matéria está em discussão no projeto de lei do Senado (PLS) 261. O objetivo com o marco legal é permitir a exploração do transporte ferroviário de cargas, que hoje ocorre somente por concessão, por meio do regime de autorização. Existe ainda a possibilidade de o governo editar uma medida provisória.

De acordo com a ANTF, as concessionárias já investiram mais de R$ 86,9 bilhões nas ferrovias desde 1997, o equivalente a R$ 126,2 bilhões, atualizados com base no IPCA. Entre 1997 e 2020, o crescimento foi da ordem de 1.600%. Nos últimos dois anos, os investimentos no segmento cresceram 22%, passando de R$ 5 bilhões em 2019, para 6,1 bilhões em 2020. As ferrovias transportaram, apenas em commodities, 23,7% das exportações brasileiras em 2020 (US$ 53,05 bilhões). Em 2006, esse número era de 12,52% (US$ 17,2 bilhões).

Paes destacou que a produção de grãos vem avançando em direção ao norte do país, porém ainda carece de alternativas logísticas que acompanhem essa expansão. De acordo com a ANTF, os principais produtos agrícolas transportados por ferrovia não chegam a 15% de todo o volume que trafega nesse modal, sendo a soja e o milho correspondendo a, respectivamente, 5,73% e a 3,77%. Produtos de outros segmentos correspondem 85% desses volumes.



Fonte: Portos e Navios

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