15/10/2020

Soluções da Santos Brasil minimizaram gargalos de logística para seus clientes na fase inicial da pandemia,

 Soluções da Santos Brasil minimizaram gargalos de logística para seus clientes na fase inicial da pandemia,


Empresa desenvolveu para seus clientes soluções para reduzir os impactos financeiros e operacionais provocados por quebras na cadeia de suprimentos

Durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19 na economia brasileira, a Santos Brasil – referência em operações portuárias e logísticas – desenvolveu para seus clientes soluções para reduzir os impactos financeiros e operacionais provocados por quebras na cadeia de suprimentos.

Um bom exemplo é o caso da Mercedes-Benz Caminhões, que atua em um dos setores mais afetados pela crise e que sofreu paralisação temporária de produção. Para esse cliente, a Santos Brasil montou uma verdadeira “operação de guerra” para equacionar em tempo recorde e da maneira mais inteligente e econômica possível o destino de um grande volume contêineres importados e que chegaram ao Tecon Santos entre os meses de abril e maio.

A solução encontrada para a carga que ficaria parada no Tecon Santos, uma vez que a fábrica da montadora não tinha condições de recebê-la, envolveu a desova para armazenagem no Clia Guarujá (recinto aduaneiro), na margem esquerda do Porto de Santos, que conta com estrutura
de ponta, e cross docking no fluxo inbound, com a substituição dos contêineres importados por contêineres da Santos Brasil.

A gestão do estoque foi centralizada e, com a retomada das operações na Mercedes, a fábrica voltou a ser alimentada com os produtos provenientes do Clia Guarujá, do Centro de Distribuição da Santos Brasil em São Bernardo do Campo ou diretamente do Tecon Santos, conforme a demanda, com operações just in time.

O projeto desenvolvido pela Santos Brasil evitou que a Mercedes tivesse elevados gastos com demurrage – valor que o armador cobra do importador por dia de atraso do prazo previsto para devolução do contêiner vazio – e reduziu o estresse operacional gerado pelo excesso de mercadoria na fábrica.

A Mercedes-Benz é cliente da Santos Brasil há vários anos e a sofisticada operação para a montadora engloba a chegada dos contêineres no porto, a armazenagem no Tecon Santos, no Clia e no Centro de Distribuição de São Bernardo. A Santos Brasil dá suporte em toda a cadeia de suprimentos da montagem de caminhões, ônibus e responde pelo gerenciamento de estoque e a entrega dos itens just in time para a linha de produção. É no CD São Bernardo que fica centralizada a maior parte do estoque para abastecer de forma eficaz o line feeding da montadora.

De acordo com Wagner Toffoli, diretor Comercial de Logística da Santos Brasil, durante esse período mais crítico, a empresa procurou apoiar seus clientes de todas as formas possíveis, disponibilizando seus ativos, tecnologias e a inteligência logística da sua equipe. “Para clientes com problemas de fluxo de caixa, propusemos operações de entreposto aduaneiro, nas quais se nacionalizava o estoque importado conforme a retomada da demanda. Para os que tinham gargalos no recebimento de produtos, oferecemos entre outras coisas toda a nossa estrutura de armazéns cobertos alfandegados, aproveitando a nossa capacidade de integrar ativos, como fizemos no caso da Mercedes com a utilização do Clia neste momento de pandemia”, diz.

Para Toffoli, a operação para a Mercedes foi viável graças à diversidade e qualidade dos ativos da Companhia, à integração dos sistemas e à forte interação entre as equipes da Companhia e do cliente.

Evandro Segantin, Gerente Sênior de Importação e Exportação da Mercedes-Benz, afirma que o sucesso desta operação em uma situação totalmente fora dos padrões, só foi possível com a agilidade e flexibilidade de um parceiro de negócios preparado para todas as adversidades do mercado brasileiro.

Fonte: Logweb

Notícias Relacionadas
 Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

23/04/2024

Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

A vacância de condomínios logísticos no Brasil segue em queda, mas em ritmo lento. Já o preço cobrado pelas locações subiu 7,4% no país em um ano, acima da inflação. No Estado de São Pau (...)

Leia mais
 JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

23/04/2024

JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

A JSL recebeu o prêmio global “Fornecedor do Ano”, da General Motors North America, no último dia 10, em Miami. Única brasileira a receber o prêmio, a companhia foi contemplada na catego (...)

Leia mais
 Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

22/04/2024

Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

Apontada pelo setor de transporte marítimo de carga como um momento de desarranjo logístico, a pandemia impactou a oferta de contêineres, afetou o preço do frete e bagunçou as cadeias gl (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.