Recentemente, a Magazine Luiza (MGLU3)-0,51% comprou o Jovem Nerd, a maior plataforma multimídia do Brasil voltada para o público nerd e geek. Mas por que a Magazine Luiza (MGLU3) adquiriu um canal focado em cultura nerd?
Eu acredito que por trás disso tenha um plano gigantesco da Magalu que o investidor precisa saber.
Muitos acharam estranho o fato da empresa comprar o canal. Porém, é necessário voltar um pouco no tempo. A Magazine Luiza descobriu lá atrás que o novo marketing era na verdade a logística, ou seja, a empresa entendeu que o índice de conversão de vendas era muito maior conforme o prazo de entrega era menor.
Porém, quando alguém sai na frente com alguma coisa é normal que a concorrência venha logo depois e o Mercado Livre (MELI34) e Via Varejo (VVAR3) fizeram exatamente isso e foram melhorar suas logísticas.
Mais uma vez a Magalu saiu na frente e viu que seus clientes queriam cada vez mais comodidade, então, ela viu que o e-commerce seria o futuro, sendo a primeira do varejo a fazer um multicanal. E, mais uma vez, seus concorrentes correram atrás do prejuízo, fazendo com que o mercado do varejo ficasse mais ou menos nivelado.
Magalu quer solucionar todos os seus problemas:
Portanto, com tudo isso, o grandioso plano da Magazine Luiza (MGLU3) é de não ser somente uma empresa que vende eletrodomésticos, por exemplo.
A linha de pensamento da Magalu é: “se eu tenho uma base de milhões de clientes que têm sonhos, desejos e necessidades, como preencher todas essas necessidades desse cliente?”.
Ou seja, a empresa quer ter todas as necessidades do usuário dentro do seu marketplace, como artesanato, mercado, farmácia, etc. Então, a Magalu está fazendo uma solução de problemas que vai muito além do varejo. Ela quer que em um único aplicativo, site ou plataforma seja possível resolver a vida daquele usuário. Então, o grandioso plano da Magazine é justamente fornecer o máximo de produtos e serviços para o público que já é dela.
Por que o Magazine Luiza comprou o Jovem Nerd?
Agora, o que o Jovem Nerd tem de relação com isso? Existe uma coisa chamada content commerce, ou seja, é quando se faz um conteúdo e desse conteúdo se consegue vender algo. Se a Magalu está construindo esse ecossistema para resolver todos os problemas dos seus usuários, existe a necessidade de ter influenciadores capazes de ajudar na tomada de decisão dessas pessoas. Portanto, nesse caso, o Jovem Nerd vai se conectar com toda essa estratégia.
E as ações MGLU3?
Em relação às ações da Magazine Luiza (MGLU3), eu não vou vender, porque MGLU3 tem um ativo que é extremamente valioso, muito mais que a carteira de clientes ou todo o dinheiro em caixa. A empresa consegue sair na frente, está sempre investindo em inovação. Uma varejista comprar um canal de cultura nerd é muito inovador.
Por isso, sigo dizendo que a Magalu é principalmente uma empresa de logística e tecnologia. Além disso, agora posso dizer que ela será uma empresa de resolução de necessidades. Não ache estranho se em breve a Magalu vender cursos on-line.
20/12/2024
Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE
O setor de logística tem registrado um ritmo acelerado de contratações no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, o número de vagas abertas cresceu 94,7% em relação ao mesmo período de (...)