A carga lotação (FTL) é a atividade mais realizada entre os operadores logísticos (OLs) no Brasil, executada por 92% das empresas do setor — o que corresponde a nove em cada dez operadores. Além disso, em 2024, seis em cada dez empresas do segmento ampliaram o portfólio de serviços, oferecendo, em média, mais de 30 tipos de soluções diferentes, segundo a última edição do “Perfil dos Operadores Logísticos”, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL).
Entre outras atividades realizadas pelos OLs estão o transporte fracionado (81%), armazém geral (84%) e o controle de estoques (68%). Além disso, o estudo também apontou para a atuação das empresas em cross-docking (83%), picking & packing (66%) e consultoria e projetos logísticos (57%).
Segundo a ABOL, com essa atuação diversificada, os operadores logísticos se consolidam como parceiros estratégicos das empresas de diferentes setores, contribuindo para a eficiência, a inovação e a competitividade da economia brasileira.
SEGMENTOS DOS OPERADORES LOGÍSTICOS
A pesquisa revelou também que, nos últimos dois anos, a atuação dos operadores logísticos no segmento de bebidas cresceu 14 pontos percentuais para 72%, enquanto automotivo e autopeças atingiu 70% com alta de 13 pontos percentuais.
Além disso, os setores de metal-mecânico e vestuário e têxtil registraram crescimento de 43% e 48%, respectivamente. Para a ABOL, esse avanço reforça o papel das operadoras como elo estratégico da economia nacional, capazes de integrar múltiplas indústrias e garantir eficiência em operações cada vez mais complexas.
Fonte: Mundo Logística