02/10/2020

Os planos da concorrente alemã dos Correios para o Brasil

 Os planos da concorrente alemã dos Correios para o Brasil


Por aqui, a companhia conta com 13.000 funcionários e opera 1,2 milhões de metros quadrados de centros de distribuição e processa 130.000 pacotes por dia

A pandemia e a consequente alta do comércio eletrônico e a greve dos Correios abriram uma brecha enorme para empresas de transporte e logística ganharem mercado. Um exemplo é a DHL Supply Chain, empresa alemã que processa mais de 130.000 pacotes por dia no Brasil.

A DHL está no país desde 1978 e faz parte do Grupo DPDHL, grupo alemão com faturamento de 56,6 bilhões de euros que também controla os correios na Alemanha, a Deutsche Post. Em 2016, a DHL Supply Chain teve faturamento de 13,9 bilhões de euros e estava presente em mais de 55 países, com 1.400 centros de distribuição e escritórios ocupando uma área de 11,7 milhões de metros quadrados.

Por aqui, a companhia conta com 13.000 funcionários e opera 1,2 milhões de metros quadrados de centros de distribuição e de transbordo, ou crossdocking. A frota tem cerca de 500 caminhões. Especificamente para o comércio eletrônico são 193 mil metros quadrados.

Com o fechamento das lojas físicas, shopping centers, restaurantes e até concessionárias no início da pandemia, a demanda logística desses negócios despencou. Como muitas outras companhias no mundo todo, a empresa de transporte e logística se voltou para as vendas no comércio eletrônico. “Tivemos uma queda importante de volume nos primeiros meses. Decidimos impulsionar a modalidade expressa, para trajetos de até 1.000 quilômetros”, diz Maurício Barros, presidente da DHL no Brasil.

Com essa modalidade, o objetivo é oferecer para os varejistas uma alternativa mais barata que o transporte aéreo e mais rápida que as viagens rodoviárias tradicionais. Como comparação, essa distância é superior ao trajeto entre São Paulo e Vitória, no Espírito Santo. Para conseguir vencer esses trechos o mais rápido possível, os caminhões rodam com dois motoristas. A DHL também acaba de abrir um centro logístico próximo a Guarulhos, para entrar no mercado de entrega por malha aérea.

Fonte: Exame

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