17/08/2022

Operadoras estão interessadas em tornar seus processos cada vez mais eco-friendly

 Operadoras estão interessadas em tornar seus processos cada vez mais eco-friendly



Por José Roberto Corrales, CEO da Luft Healthcare


Existe um grande foco em tornar as operações logísticas como um todo mais eficientes e verdes, e a boa notícia é que as operadoras estão bastante interessadas em tornar seus processos cada vez mais eco-friendly. Sustentabilidade ambiental é um tema central hoje em boa parte destas empresas, dentro das suas estratégias de responsabilidade com o meio ambiente, sociedade e de governança. Ela está conectada ao futuro, porque o que é sustentável hoje pode não ser amanhã. Tem a ver com práticas e políticas claramente definidas e com valor agregado.


Quando nos perguntamos o que podemos fazer para sermos cada vez mais sustentáveis, nos lembramos de que não são só os consumidores finais que estão valorizando as posturas ambientalmente corretas, mas também as empresas-clientes. Observo avanços e iniciativas significativas, além de muito espaço para evoluir.


Hoje, são várias as possibilidades concretas de evolução nos diferentes segmentos. Na Luft Healthcare, a utilização de energia 100% renovável em substituição à energia elétrica em Itapevi (SP) e Itajaí (SC), a adoção do biodigestor Bioconverter no refeitório, a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), a destinação ambiental de produtos farmacêuticos e o lançamento de um projeto inovador de veículos pesados com refrigeração a energia solar são exemplos concretos desse movimento a favor do meio ambiente.


É de extrema importância manter um comitê interno e uma agenda em expansão de iniciativas em prol do meio ambiente e da sustentabilidade, para a maior redução da pegada de carbono. Pesquisadores em todo o mundo trabalham na otimização da performance e da segurança das frotas. Os requisitos de sustentabilidade de economia de combustível, de emissões e ruídos são de grande importância. Parâmetros e metodologias são constantemente discutidos na indústria do transporte. É preciso acompanhar isso de perto e estar a par de todas as novas possibilidades veiculares, verificando o que é possível implementar dentro de um cronograma estratégico, de acordo com o perfil de serviços de cada empresa.


A qualificação de veículos, o compromisso com a manutenção das frotas e a implementação de novas soluções que aprimorem processos e que ao mesmo tempo ajudam a preservar os recursos naturais são pontos focais. Por isso, é vital que nos debrucemos sobre elas dia após dia, agindo efetivamente nas mudanças.



Notícias Relacionadas
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais
 Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

14/07/2025

Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) entrou na Justiça contra uma regra federal que favorece os Correios nas contratações públicas. A ação, protocolada no fim de junho (...)

Leia mais
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.