13/07/2023

Ocorrências de roubo e furto de caminhões crescem cerca de 22,5% no Brasil em 2023

 Ocorrências de roubo e furto de caminhões crescem cerca de 22,5% no Brasil em 2023



Desde os primeiros meses de 2023, o Brasil vem enfrentando um crescente aumento nos roubos de caminhões nas estradas, situação que há muito tempo preocupa os transportadores espalhados pelo país. De acordo com o levantamento da Associação de Proteção Veicular APVS Truck , o número de ocorrências registradas de roubos e furtos de caminhões dos associados aumentou 22,5% entre janeiro e maio de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.


Para Alberto Andrade, superintendente da APVS Truck, a falta de segurança é um dos facilitadores dos furtos e roubos nas estradas. Segundo Alberto, “aumentar o policiamento e o monitoramento das principais estradas do país pode ajudar a diminuir as ocorrências e a garantir mais tranquilidade para os caminhoneiros. Além disso, é preciso melhorar a condição da malha rodoviária brasileira. Estradas mais modernas evitariam que os veículos se envolvessem em acidentes ou apresentassem alguma falha, o que poderia minimizar as tentativas de roubo e furto em locais de risco”.


Somente no estado de São Paulo, em 2022 foram mais de 4.600 registros de assaltos, uma média de 17 caminhões roubados por dia. Guarulhos e São Paulo são as cidades que lideram o número de roubos, com 291 casos registrados na cidade da região metropolitana e 685 na capital São Paulo.


“Esse é um crescimento considerável, e, sabendo da situação do nosso país, a APVS Truck disponibiliza aos seus associados um serviço de monitoramento e rastreamento de veículos. Nos casos de roubo e furto, o associado é orientado a entrar em contato imediatamente com a central de assistência 24h para relatar o ocorrido”, comenta Alberto.


A associação também orienta todos os seus associados a seguirem algumas dicas para evitar situações perigosas e de risco, como planejar a rota com antecedência, utilizar rotas variáveis e praticar rodízio dos locais de abastecimento, de descanso e de alimentação.


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 Das espécies ameaçadas à Fórmula 1: as entregas mais improváveis da DHL em 2025

23/01/2026

Das espécies ameaçadas à Fórmula 1: as entregas mais improváveis da DHL em 2025

A logística é, muitas vezes, invisível. Mas em 2025 houve entregas que tornaram claro que transportar bens também é transportar histórias, causas e impacto social. A DHL reuniu cinco das (...)

Leia mais
 Pesquisa da DP World: líderes do comércio otimistas para 2026, mesmo com barreiras crescentes

22/01/2026

Pesquisa da DP World: líderes do comércio otimistas para 2026, mesmo com barreiras crescentes

As perspectivas do comércio global parecem frágeis. A confiança nos negócios não. Essa é a principal conclusão do novo Global Trade Observatory (GTO) Annual Outlook Report 2026 da DP Wor (...)

Leia mais
 Como a ID Logistics dobrou de tamanho em três anos apostando em logística para e-commerce

22/01/2026

Como a ID Logistics dobrou de tamanho em três anos apostando em logística para e-commerce

Em um momento de juros elevados, pressão sobre margens e cadeias de suprimentos mais complexas, a ID Logistics Brasil conseguiu um feito pouco comum no setor: mais que dobrou de tamanho (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.