O diretor comercial da Santos Brasil, Ricardo dos Santos Buteri, foi eleito em votação unânime como o novo presidente do Conselho Deliberativo da ABOL. No próximo biênio 2026-2027 o executivo irá suceder o diretor de Logística da Fedex, Eduardo Araújo, que agora assume a vice-presidência do Conselho e irá apoiar Buteri e demais diretores nas demandas da entidade.
“É com profunda honra que recebo a missão de assumir a presidência do Conselho da ABOL. Esse reconhecimento reforça meu compromisso com os valores que norteiam a ABOL e que nos unem. A logística está presente em tudo o que fazemos. Somos parte vital de uma engrenagem que move o Brasil e é justamente por isso que devemos fortalecer cada vez mais nossa relevância institucional", diz Ricardo.
O profissional é Bacharel em Administração com ênfase em Recursos Humanos pelo Instituto Nelson Abel de Almeida. Pós-Graduação em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Espírito Santo e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Logística pela Fundação Getúlio Vargas/Strong em Santos. Além disso, contribuirá com os pleitos da Associação ao empregar sua vasta experiência nas áreas logística e portuária, acumuladas ao longo dos anos não só na Santos Brasil como na Cotia Trading, no Terminal Marítimo Ultrafertil, no Grupo Bravante e na Wine.com.br.
O trabalho junto aos órgãos públicos, que vem sendo realizado pela ABOL ao longo dos anos, seguirá na nova gestão. "É inevitável a necessidade de ocuparmos espaço em Brasília. Não somente para os momentos em que nós precisamos, mas, também, quando precisam de nós. Essa mudança de perspectiva é muito importante", finaliza.
Assumem, também, os novos conselheiros:
Conselho deliberativo: Djalma Vilela - Multilog, Plínio Pereira - DHL; André Façanha - Grupo Toniato, Luis Chamadoiro - TPC, Paulo Sarti - Penske, Janaína Araújo - Tora, Paulo Franceschini - Tegma.
Conselho Fiscal: Andrés Ceballos (Presidente) - CSI Cargo, Pedro Carneiro - Supporte, Felipe Selistre - Luft, Maurício Motta - AGV, Christiano Barros.
Conselho de Ética: Ronaldo Silva (Presidente) - FM, Marcos Vilela - Bravo, Madalena Ferreira - CEVA, Demir Lourenço - Wilson Sons, Gilberto Lima - ID Logistics.