29/09/2020

Norte Export reúne autoridades e empresários para discutir potencial da região

 Norte Export reúne autoridades e empresários para discutir potencial da região


Começou ontem (28 de setembro), em Macapá (AP), o Norte Export, evento regional do Fórum Brasil Export organizado para a discussão das questões locais que acabam por impactar toda a logística nacional. O diretor presidente e CEO da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos, Cesar Meireles, participou da cerimônia de abertura e estará em palestra nesta terça-feira.

Começou ontem (28 de setembro), em Macapá (AP), o Norte Export, evento regional do Fórum Brasil Export organizado para a discussão das questões locais que acabam por impactar toda a logística nacional. Na parte da manhã, no Porto de Santana (AP), uma comitiva composta por especialistas, autoridades e conselheiros do Fórum Brasil Export foi recebida pelo presidente da Companhia Docas de Santana, Glauco Cei, para uma visita técnica.

O grupo foi composto pelo CEO do Brasil Export, Fabrício Julião; pelo presidente do Conselho do Brasil Export, José Roberto Campos; pelo presidente do Norte Export e da CONAPRA (Conselho Nacional de Praticagem), Ricardo Falcão; pelo presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Vander Costa; pela diretora presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Tania Miranda, e pelo conselheiro nacional do Brasil Export e também diretor presidente e CEO da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos, Cesar Meireles.

Na sua apresentação, Cei abordou a construção do porto, passando pela sua importância para o escoamento da safra pelo Arco Norte, mostrando também um comparativo dos modais da região, evolução dos navios e desafios a serem enfrentados. Logo após a apresentação, a comitiva conheceu parte das instalações.

Resultados do Brasil Hack Export



Na parte da tarde aconteceu a premiação da primeira etapa do Brasil Hack Export, maratona de inovação realizada paralelamente aos fóruns regionais do Brasil Export, reunindo competidores que irão propor soluções ao desafio proposto de cada região – no caso do Norte Export, as hidrovias.

O diretor executivo da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), presidente do Brasil Hack Export e também conselheiro do Brasil Export, Angelino Caputo, anunciou os três premiados do Ideathon, já com vaga garantida no Super Hackathon, que acontecerá simultaneamente ao Fórum Nacional, em Brasília (DF), no final de novembro. “Várias maratonas de tecnologia antecederão os eventos regionais do Brasil Export, como no caso do Norte Export, com o objetivo de colocar um tempero tecnológico nos desafios estruturais de cada região brasileira. Os vencedores deste certame foram: em primeiro lugar, o projeto Estuarium, com os participantes Aderson Gregório e Carlos José Vaz; na segunda colocação, o projeto Navigare Necesse Est, com Murilo Tadeu Bessa Arabadgi, Tomás Tomic e Wesley Proença de Camargo, e na terceira posição, o projeto Na’vi, com Emerson Silva, Jairo William Meireles Iglesias e Vinicios Santos da Silva”, revelou Caputo.

Cerimônia de abertura



Ao abrir oficialmente o evento, Julião agradeceu a todas as autoridades públicas, conselheiros e participantes, sem os quais o marco de 100 webinars não teria sido atingido. “Dinâmico, o Brasil Export atua como um fórum permanente, a produzir conteúdo, incentivar a criação de ideias, aglutinar lideranças e gerar resultados. Nós, como sociedade civil, precisamos garantir condições para que as atividades aconteçam com segurança e tragam desenvolvimento à região. Os portos do Arco Norte já operam cerca de um terço das exportações de grãos. A produtividade dessas operações passa pela criação de corredores logísticos competitivos e equilibrados, que ocasionarão progresso econômico e social para a região”, declarou o CEO do Fórum Brasil Export.

Ao se apresentar, Ricardo Falcão, presidente do Norte Export e diretor presidente do CONAPRA fez questão de destacar a honra de receber o fórum em Macapá. Segundo ele, logística é questão estrutural e estratégica para o desenvolvimento regional.

“Mercados são conquistados e perdidos por causa da logística. Na nossa região, para que a logística aconteça precisamos ter a alma da sustentabilidade – e aqui me refiro a nada menos que a nossa Amazônia. Que o Norte Export seja o início desta conversa que devemos manter regularmente, envolvendo todas as partes: Executivo, Legislativo, Judiciário, iniciativa privada, órgãos ambientais e a sociedade civil organizada. Assim teremos sempre debates mais transparentes, produzindo sinais claros do que o Brasil necessita. A troca precisa ser mais intensa entre nós, sem ofícios como intermediários, e independente de interesses, mesmo que legítimos, que cada um represente. Afinal, lembremos: toda indústria tem uma função social. Que tenhamos boas discussões e que este seja um decisivo passo em prol do crescimento sustentável da Amazônia”, afirmou Falcão.

Em sua fala, Vander Costa ressaltou sua gratidão por participar de um evento deste teor, a evidenciar o potencial da logística da região, como polo produtor de grãos. “A CNT está comprometida com a multimodalidade e com a especificidade de cada modal. Sabemos que a solução reside na interação inteligente entre os modais. O governo mostra-se disposto a incentivar a modernização, com a BR do Mar, e devemos fazer pressão para concretizar e aprimorar essa proposta, especialmente no que se refere a conferir celeridade aos trâmites de documentação de embarques/desembarques. Também há a BR dos Rios, outro projeto de extrema relevância. A CNT está à disposição dos senhores para articular com o governo as demandas dos transportes”, assegurou o presidente da CNT.

Participando também da cerimônia de abertura, o vice-governador do Amapá, Jaime Domingues Nunes, declarou considerar o Norte Export como um momento ímpar para o estado. “O fórum mostrará o potencial não apenas do Amapá, mas também de todo o Norte e do Brasil em geral. Há muito a divulgar sobre as vantagens da região. A logística representa a união de esforços e mercados. Entendendo as necessidades dos estados, diminuindo custos, otimizando o escoamento e incentivando as cargas de retorno, ganharemos muito como estado, como região e como país. Nosso governo dá apoio e declara-se disponível para garantir o suporte necessário ao desenvolvimento futuro do Amapá”.

A cerimônia de abertura também contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Iraçu Colares, além do presidente do Conselho Nacional do Fórum Brasil Export, José Roberto Campos; do diretor presidente e CEO da ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos, Cesar Meireles, e do diretor da Companhia Docas de Santana, Glauco Cei.

Pró-Brasil



O primeiro dia do Norte Export foi finalizado com palestra do secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que discorreu sobre a potencialidade da região e os projetos governamentais para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte.

“A região Norte, estratégica para o país, é destino de grandes projetos. Há investimentos em todos os modais, para fortalecer a integração com os sistemas de escoamento. Estão previstas muitas entregas de obras de modernização e ampliação em rodovias estratégicas, assim como no sistema de transporte hidroviário – uma das grandes alternativas logísticas, assim como a opção portuária. Vale destacar que a BR do Mar se revela como um projeto de valor estratégico para a conformação deste cenário, com a previsão de aumentar em 40% a capacidade da oferta de embarcações dedicadas à cabotagem”, disse.

O secretário comentou em detalhes o projeto Pró-Brasil, que injetará mais de R$ 200 bilhões a serem captados no ambiente da iniciativa privada. “O país tem feito investimentos modestos e decrescentes em infraestrutura. Hoje, o volume de recursos destinados à infraestrutura não ultrapassa 0,3% do PIB, quando o ideal seria contar com 2%”. Ele mencionou também o processo de concessão em vários modais, como forma de viabilizar os projetos a partir de investimentos privados. “Assim planejamos fazer na região Norte, criando equilíbrio na matriz de transportes de cargas, adotando propostas logísticas que contemplem integração rodoviária, ferroviária, aérea, hidroviária e portuária, para criar um círculo virtuoso de geração de emprego, redução de custos logísticos e maior competitividade tanto interna quanto externa”.

Sampaio fez questão de enfatizar que uma das vertentes do projeto consiste ainda em melhorias na operação logística, como estratégia para garantir mais eficiência ao trânsito e ao processamento de cargas em todo o país, como, por exemplo, a digitalização de documentos. Adicionalmente, o secretário apontou a modernização dos processos no Ministério de Infraestrutura, em busca de maior eficiência e menor burocracia, com a integração de sistemas para ganho de agilidade no transporte e desembaraço de cargas, entre outras medidas para a celeridade logística, além de maior acesso à conectividade de redes de comunicação.

Para finalizar, o secretário Marcelo Sampaio parabenizou a iniciativa do Brasil Export e do Norte Export, por incitar a discussão produtiva e inteligente acerca da logística, e registrou que a parceria e a admiração marcam sua relação com Julião e todos os conselheiros, dentre eles, citando o diretor presidente e CEO da ABOL, Cesar Meireles, o qual, segundo Sampaio, “é um grande e presente parceiro do Ministério de Infraestrutura na discussão ampla de temas relacionados à integração da logística do país”.

Segundo dia



Acompanhe no link a programação do segundo dia do Norte Export (29/09). Entre os destaques, palestra sobre o potencial do escoamento da safra do Centro-Oeste através do Arco Norte, programada para as 09h00 e da qual participa Meireles, da ABOL.

Notícias Relacionadas
 Operadoras de logística investem na otimização de processos

28/03/2024

Operadoras de logística investem na otimização de processos

A alta de demanda nos segmentos de alimentos, produtos de consumo e saúde impulsiona uma nova onda de investimentos das operadoras brasileiras de logística em 2024, com foco principalmen (...)

Leia mais
 Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

28/03/2024

Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

O surto de dengue, sem dúvida, fará de 2024 um ano mais intenso para os operadores de logística na área da saúde. Nada, porém, que se compare à situação apocalíptica que foi a pandemia d (...)

Leia mais
 Caminhões na rota da descarbonização

28/03/2024

Caminhões na rota da descarbonização

A redução da taxa Selic e a expectativa de mais cortes em 2024, somadas aos recentes anúncios do governo federal como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aquecem o mercad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.