O mês de Abril na ABOL teve como destaque a realização da Missão Ásia para Dubai e Xangai, junto a executivos de empresas filiadas à associação. Durante uma semana, a comitiva pôde observar de perto como tecnologia, inovação e visão estratégica estão moldando o futuro da logística global. A jornada proporcionou experiências enriquecedoras e novos conhecimentos que prometem impactar a realidade brasileira.
Nos Emirados Árabes Unidos, os representantes do Grupo Toniato, RV Ímola, TPC, DP World, Multilog, Movecta e Andreani presenciaram um alto nível de eficiência e integração nas operações logísticas. As visitas incluíram o Porto de Jebel Ali, um dos maiores e mais movimentados do mundo, e as modernas instalações da DP World.
No Box Bay, puderam conhecer um sistema automatizado de armazenamento de contêineres, enquanto no DMCC, Traders Market e Yiwu Market observaram o dinamismo dos centros de comércio e distribuição da região. O terminal de cruzeiros do Porto Rashid, referência em infraestrutura e atendimento, também impressionou o grupo liderado pela diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha.
Em Xangai, na China, a equipe se deparou com a velocidade e o alto grau de automação que caracterizam as operações locais. Visitaram a SUNMI, referência em soluções tecnológicas; a Shopee e a Alibaba, gigantes do e-commerce mundial; a De Well, especialista em logística internacional; e o terminal de águas profundas Yang Shan, conhecido como um dos maiores e mais avançados do planeta. Cada visita reforçou a percepção de que o futuro da logística já está em pleno andamento em diferentes partes do mundo.
Agora, o desafio é trazer essas referências para o Brasil. O próximo passo para os participantes da missão é transformar a realidade local com ideias globais: aplicar os conhecimentos adquiridos, adaptar as melhores práticas às particularidades do mercado nacional, compartilhar as experiências vividas e, assim, evoluir junto com as tendências mundiais da logística.