O Canal de Suez, no Egito, continua bloqueado por um navio porta-contêiner que encalhou em uma das principais rotas comerciais do mundo na última terça-feira.
O número de embarcações paradas nos dois lados do canal, via essencial para o comércio entre a Ásia e a Europa, cresceu na manhã desta quinta-feira, enquanto as autoridades tentam movimentar o navio, de 400 metros de comprimento.
Rebocadores retomaram o trabalho nesta quinta-feira para tentar desencalhar o Ever Given, navio operado pelo Evergreen Group, com sede em Taiwan, e de propriedade da japonesa Shoei Kisen. “A campanha para fazê-lo voltar a flutuar foi suspensa durante a noite. Vamos tentar de novo nesta manhã”, disse um funcionário egípcio.
O Evergreen contratou Smit Salvage, especialista holandês em salvamento de navios, para ajudar na operação. Peter Berdowski, presidente-executivo da Smit Royal Boskalis Westminster, disse à emissora estatal holandesa que a operação “pode levar semanas”. Caso a maré suba entre sábado e domingo, isso poderá ajudar os esforços para movimentar o navio, segundo uma autoridade egípcia.
Responsáveis pela operação estão tentando abrir espaço no canal para o processo de reflutuação, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto. Eles também terão que tornar o navio mais leve, retirando alguns dos contêineres, combustível e água de lastro, que o ajuda a se equilibrar durante o trajeto.
A dinamarquesa A.P. Moller-Maerks, maior empresa de transporte marítimo do mundo em termos de capacidade, disse a seus clientes que esperava um aumento do atraso na circulação dos navios.
A Leth Agencies, provedora de serviços do Canal de Suez, disse nesta quinta-feira que 70 navios que cruzariam a travessia rumo ao norte ficaram presos, junto a outras 79 embarcações que pretendiam sair pelo sul da hidrovia.
O World Shipping Council, órgão de comércio de transporte marítimo, informou que no máximo 106 navios podem cruzar o Canal de Suez por dia. Desta forma, a entidade informou que pode levar alguns dias para que a fila de embarcações passe pela travessia assim que o Ever Given for retirado do caminho.
A Autoridade do Canal de Suez reabriu uma parte mais antiga da hidrovia, mas apenas navios pequenos conseguem passar por esta passagem secundária.
20/12/2024
Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE
O setor de logística tem registrado um ritmo acelerado de contratações no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, o número de vagas abertas cresceu 94,7% em relação ao mesmo período de (...)