26/03/2021

Liberação do Canal de Suez pode demorar semanas após navio encalhar

 Liberação do Canal de Suez pode demorar semanas após navio encalhar


O Canal de Suez, no Egito, continua bloqueado por um navio porta-contêiner que encalhou em uma das principais rotas comerciais do mundo na última terça-feira.
O número de embarcações paradas nos dois lados do canal, via essencial para o comércio entre a Ásia e a Europa, cresceu na manhã desta quinta-feira, enquanto as autoridades tentam movimentar o navio, de 400 metros de comprimento.

Rebocadores retomaram o trabalho nesta quinta-feira para tentar desencalhar o Ever Given, navio operado pelo Evergreen Group, com sede em Taiwan, e de propriedade da japonesa Shoei Kisen. “A campanha para fazê-lo voltar a flutuar foi suspensa durante a noite. Vamos tentar de novo nesta manhã”, disse um funcionário egípcio.

O Evergreen contratou Smit Salvage, especialista holandês em salvamento de navios, para ajudar na operação. Peter Berdowski, presidente-executivo da Smit Royal Boskalis Westminster, disse à emissora estatal holandesa que a operação “pode levar semanas”. Caso a maré suba entre sábado e domingo, isso poderá ajudar os esforços para movimentar o navio, segundo uma autoridade egípcia.

Responsáveis pela operação estão tentando abrir espaço no canal para o processo de reflutuação, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto. Eles também terão que tornar o navio mais leve, retirando alguns dos contêineres, combustível e água de lastro, que o ajuda a se equilibrar durante o trajeto.

A dinamarquesa A.P. Moller-Maerks, maior empresa de transporte marítimo do mundo em termos de capacidade, disse a seus clientes que esperava um aumento do atraso na circulação dos navios.

A Leth Agencies, provedora de serviços do Canal de Suez, disse nesta quinta-feira que 70 navios que cruzariam a travessia rumo ao norte ficaram presos, junto a outras 79 embarcações que pretendiam sair pelo sul da hidrovia.

O World Shipping Council, órgão de comércio de transporte marítimo, informou que no máximo 106 navios podem cruzar o Canal de Suez por dia. Desta forma, a entidade informou que pode levar alguns dias para que a fila de embarcações passe pela travessia assim que o Ever Given for retirado do caminho.

A Autoridade do Canal de Suez reabriu uma parte mais antiga da hidrovia, mas apenas navios pequenos conseguem passar por esta passagem secundária.

Notícias Relacionadas
 Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

04/07/2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

O país explora 48% da malha hidroviária economicamente navegável. Atualmente existem 41,7 mil quilômetros de vias navegáveis e 20,1 mil quilômetros são utilizados para transporte de carg (...)

Leia mais
 Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA

03/07/2025

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou nesta segunda-feira (30) os resultados do mercado global de transporte aéreo de carga referentes a maio de 2025. Os dados a (...)

Leia mais
 Nova Lei de Portos transforma Río Negro em hub logístico da Argentina e do Mercosul; entenda

01/07/2025

Nova Lei de Portos transforma Río Negro em hub logístico da Argentina e do Mercosul; entenda

O governo da província de Río Negro, localizada na região da Patagônia argentina, sancionou uma nova Lei de Portos que regulamenta a atividade portuária em todo o território sob sua juri (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.