04/09/2020

Governo do Paraná apresenta projeto de Corredor Oeste de Exportação

 Governo do Paraná apresenta projeto de Corredor Oeste de Exportação



O governador do Paraná Carlos Massa apresentou à bancada dos deputados federais paranaenses projeto de implantação do Corredor Oeste de Exportação, novo ramal ferroviário que ligará o Porto de Paranaguá à cidade de Maracaju, ampliando a malha hoje operada pela Ferroeste.

Se concretizada, a nova malha ferroviária se estenderia por 1.371 quilômetros e incluiria a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju e Cascavel; a revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava; a construção de uma nova rota entre Guarapuava e Paranaguá; e um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
Como o projeto está em fase de desenvolvimento, ainda não há valor definido para a obra. Em agosto foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Mato Grosso do Sul para acelerar a iniciativa.

Já foi assinado o contrato com a empresa TPF Engenharia para a execução dos Estudos de Viabilidade Técnico-Operacional, Económico-Financeira, Ambiental e Jurídica (EVTEA), o qual deverá ser concluído no prazo máximo de um ano.
A proposta consiste em abrir a concessão do projeto à iniciativa privada. Em junho, a Ferroeste cumpriu os requisitos para aderir ao Programa de Associação de Investimentos do Governo Federal (PPI), a pedido do governo estadual. Com a inclusão no PPI, o Sindicato ajudará o Paraná com o suporte técnico regulatório necessário em diversas áreas, desde modelagem e meio ambiente até atração de investidores.

A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão na Bolsa de Valores (B3) até novembro de 2021, com o EVTEA e o EIA / RIMA já concluídos. O modelo de concessão, total ou parcial, está em discussão no grupo de trabalho que elabora o Plano Ferroviário do Estado do Paraná, instituído em julho pelo governador Ratinho Junior.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.