Mesmo com as dificuldades logísticas, as exportações brasileiras de café solúvel atingiram novo recorde em 2021. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), os embarques chegaram a 4,09 milhões de sacas de 60 quilos no ano passado, um aumento de 0,6% em relação a 2020. A receita com as vendas ao exterior, por sua vez, cresceu 6,1%, para US$ 566,2 milhões.
Aguinaldo Lima, diretor de relações institucionais da entidade, classificou como “surpreendentemente positivos” os resultados de 2021. “O crescimento de 0,6% é discreto, mas é o terceiro ano consecutivo de recorde histórico do volume de exportações", afirmou, em nota. O Brasil vendeu café solúvel a 98 países no ano passado.
Já no mercado interno, o consumo equivalente foi de 985,3 mil sacas, ou 5,9% a mais que em 2020 - e também um recorde na série histórica da Abics. A entidade informa que adotou nova metodologia de coleta de informações mensais das indústrias.
A indústria de café solúvel tem ampliado seu parque fabril no país. No ano passado, novas unidades de processamento entraram em operação no Espírito Santo e no Paraná. Outra fábrica, também em solo capixaba, deve começar a produzir no início do ano que vem.
Segundo Lima, os investimentos, somados, serão de mais de R$ 1 bilhão. Quando todas essas unidades estiverem em pleno funcionamento, diz, a capacidade de produção brasileira crescerá 18%.
Fonte: Valor Econômico
10/07/2025
Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)