A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) registrou elevações de 20,7% do indicador TKU para o transporte via navegação interior e de 6% na cabotagem em 2019, na comparação com o ano anterior. Considerando todo o transporte aquaviário, o crescimento no período foi de 8,5%. O estudo apresentado pela agência indica a segurança do abastecimento de energia devido ao transporte de petróleo e combustíveis, além do crescimento constante do transporte de carga conteinerizada.
O gerente de desenvolvimento de estudos, José Gonçalves Moreira Neto, disse que a participação do modal aquaviário (cabotagem e navegação interior) ainda é relativamente baixa na matriz brasileira de transportes, considerando estudos de diferentes fontes e anos.
Dados de 2018 indicavam que a soma do transporte hidroviário e cabotagem representavam uma fatia de 11% da matriz. Neto ressaltou que o cenário demonstra a utilidade do TKU para o monitoramento do uso do modal aquaviário. "Percebemos os tipos de cargas movimentados e a importância relativa de cada um. O detalhamento do fluxo de transporte ‘para/de’ permite fazer o mapeamento e traçar caminhos utilizados para escoamento das cargas para interligação dos mercados produtores. É interessante do ponto de vista logístico do país", afirmou Neto, na última quarta-feira (26), durante o lançamento do estudo 'Raio-X do Transporte de Cargas'.
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, acrescentou que a atualização da estimativa da demanda de carga nos principais corredores aquaviários por meio do indicador TKU é importante para fomentar políticas públicas. O estudo trouxe o avanço da movimentação de grãos no Arco Norte e da movimentação de granéis líquidos. “O estudo estimula o incremento à multimodalidade e o equilíbrio da matriz de transportes. O desenvolvimento de vias interiores e da cabotagem são fundamentais para isso”, afirmou Nery.
Fonte: Portos e Navios
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