02/03/2021

Em 2021, orçamento para hidrovias cresce 10% em relação ao ano passado

 Em 2021, orçamento para hidrovias cresce 10% em relação ao ano passado


O Ministério da Infraestrutura afirmou que houve um aumento de 10% na dotação orçamentária para as hidrovias em relação a 2020. O valor da LOA 2020, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi de R$ 233.267.774,00. Já em 2021, a PLOA para o transporte aquaviário está prevista para R$ 257.400.000,00.

Dentre os principais projetos voltados para as hidrovias ao longo desse ano estão o derrocamento do Pedral de Lourenço, no Rio Tocantins. Segundo informou o DNIT, a obra ainda espera a emissão da licença prévia pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama). Após esta emissão, prevista para sair ainda no primeiro semestre do ano, o departamento dará prosseguimento com a elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA) e do Projeto Executivo.

Outro projeto muito aguardado é do derrocamento da Nova Avanhandava, no Rio Tietê. O DNIT vem realizando análise do projeto e do orçamento da obra. Com a aprovação do projeto, será realizado o processo licitatório e a assinatura do contrato pelo Departamento Hidroviário de São Paulo (DH/SP). A obra do derrocamento tem previsão de conclusão em 2024.

O ministério também está empenhado na possibilidade de inserir as hidrovias no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). O pontapé inicial foi com a contratação dos estudos para a avaliação da potencialidade da participação privada para a manutenção e operação das hidrovias do Tapajós e do Madeira, importantes vias de escoamento da produção do agronegócio pelo Arco Norte.

Ano passado, a consultoria holandesa Royal Haskonings e a pasta assinaram um memorando para a colaboração da realização de avaliações técnicas, com vista a melhorar a eficiência logística das exportações pelas hidrovias. O estudo estava previsto para ser concluído no último mês de fevereiro, mas ainda não apresentou resultados. Caso os estudos comprovem cenário favorável para usuários, investidores e governo, haverá possibilidade para que as hidrovias sejam estruturadas dentro de um processo de parceria com o setor privado.

A privatização das hidrovias também está prevista no programa BR dos Rios em fase de elaboração. No entanto, o projeto é mais amplo que a realização de parcerias e envolve o desenvolvimento do setor como um todo. Atualmente, o projeto está na fase de formação da agenda, momento no qual os técnicos se aprofundam em análises e conversas com o mercado, de forma que proponham novas políticas e ações para o setor.

Notícias Relacionadas
 Risco climático ganha espaço na gestão logística, revela ABOL

13/04/2026

Risco climático ganha espaço na gestão logística, revela ABOL

A agenda climática se tornou uma variável direta na gestão logística. O tema foi destaque no primeiro ABOL Day de 2026 da Diretoria ESG da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (...)

Leia mais
 Luft Logistics apoia projeto da ABTLP em benefício do Lar Nefesh

10/04/2026

Luft Logistics apoia projeto da ABTLP em benefício do Lar Nefesh

A ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), com o apoio da Luft Logistics e outras empresas associadas, concluiu em março o projeto "Juntos pelo Telh (...)

Leia mais
 ID Logistics inaugura CDs para Amazon e cria mil empregos no Brasil

09/04/2026

ID Logistics inaugura CDs para Amazon e cria mil empregos no Brasil

A ID Logistics ampliou sua atuação no Brasil com a inauguração de dois centros de distribuição dedicados à Amazon, localizados em Belford Roxo (RJ) e Ribeirão das Neves (MG). As novas op (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.