21/10/2024

Custos logísticos no Brasil atingem 18,4% do PIB em 2023

 Custos logísticos no Brasil atingem 18,4% do PIB em 2023



Os custos logísticos no Brasil representaram 18,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS). O principal responsável por essa elevação foi o aumento no custo de estoques, que respondeu por 7,01% do total. Esse crescimento se deve, em grande parte, ao estoque imobilizado das empresas, que teve um aumento expressivo ao longo do ano.


Além dos custos com estoques, outros componentes também tiveram impacto relevante na composição dos custos logísticos. O transporte, por exemplo, foi o maior responsável, representando 9,30% do PIB. Armazenagem, com 1,42%, e custos administrativos, com 0,67%, completam a lista dos principais fatores que influenciaram o cenário.


A pressão sobre os estoques, mencionada como um dos fatores-chave para o aumento dos custos, reflete a necessidade das empresas em manterem maiores volumes de produtos, em parte devido às incertezas do mercado e à falta de previsibilidade na demanda. Com isso, os custos relacionados à armazenagem e gestão desses itens também têm aumentado, impactando diretamente o orçamento logístico das companhias.


Essas informações foram apresentadas por Mauricio Lima, sócio diretor do ILOS, durante a 30ª edição do Fórum Internacional Supply Chain. O evento ocorreu de 15 a 17 de outubro no Golden Hall do WTC, em São Paulo, reunindo especialistas, executivos e profissionais do setor logístico para debater desafios e soluções para a cadeia de suprimentos no Brasil e no mundo.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Frota GNV da Luft Logistics chega ao Nordeste

03/12/2024

Frota GNV da Luft Logistics chega ao Nordeste

A Luft Logistics está expandindo sua frota de veículos movidos a GNV (gás natural veicular), já em operação na região Sudeste, para o Nordeste. A iniciativa visa atender uma rota que atr (...)

Leia mais
 Black Friday supera projeções e tem a maior alta em 4 anos

02/12/2024

Black Friday supera projeções e tem a maior alta em 4 anos

Dados publicados por consultorias e empresas parceiras de varejistas mostram que a Black Friday superou as estimativas de vendas em lojas e no on-line e atingiu a maior alta em quatro an (...)

Leia mais
 Black Friday tenta impulso final para vencer anos ruins

29/11/2024

Black Friday tenta impulso final para vencer anos ruins

Segunda data mais importante para o varejo, a Black Friday perdeu força nesta semana, após um início de mês animador, e precisa voltar a acelerar a partir de hoje para atingir as projeçõ (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.