17/09/2020

Crescimento da cabotagem auxilia aumento da movimentação no Porto do Pecém

 Crescimento da cabotagem auxilia aumento da movimentação no Porto do Pecém


No primeiro semestre de 2020, o porto apresentou um aumento de 6% na movimentação em relação ao mesmo período do ano passado

O APM Terminals, principal operador portuário do Porto do Pecém (CE), realizou por videoconferência o balanço das atividades no primeiro semestre do ano, nesta quarta-feira (16). De acordo com o diretor da empresa, Daniel Rose embora a pandemia tenha reduzido as perspectivas de aumento na movimentação para este ano, o porto ainda apresentou crescimentos tanto na importação quanto na exportação se comparado ao mesmo período do ano passado. Até agosto, o crescimento na movimentação foi de 6% ante os seis primeiros meses de 2019. Ele afirmou que o aumento na balança comercial do Pecém foi sustentado, especialmente, pelo crescimento dos serviços de cabotagem.

Rose afirmou que houve uma importante transferência da carga do modal rodoviário para o aquaviário. “A cabotagem apresentou um bom crescimento no Nordeste”, disse. O Porto do Pecém é uma das mais importantes saídas para a safra de frutas no país. E para a comercialização desse tipo de produto mais perecível, a cabotagem tem uma vantagem sobre os demais modais. Sem contar na capacidade de volume transportado.

De acordo com os dados apresentados por Rose, nos seis primeiros meses de 2020 as importações cresceram 16% em relação ao mesmo período de 2019, e as exportações apresentaram um aumento de quase 37%. De janeiro a março deste ano, o porto apresentou uma boa exportação de frutas no final da última safra. Ele explicou que houve crescimento também porque algumas rotas de exportação feitas em outros portos foram transferidas para Pecém nesses três primeiros meses.

Houve uma queda já aguardada entre os meses de abril em junho por ser entre safra. A queda também foi percebida na cabotagem. Já a partir de julho, começo da safra de frutas de 2020, a cabotagem voltou a crescer apresentando grandes volumes de carga nos navios. Os principais destinos das frutas produzidas no país são os Estados Unidos (EUA) e os países da Europa. No entanto, para este continente só existe linha comercial durante o período de safra. Já para os EUA as rotas são constantes.

Além das frutas, o Pecém exporta sal e pedras; grãos e sementes; carga reefer (carnes em geral); couros e peles. Os principais produtos de importação são os cereais; plásticos; máquinas e eletrônicos; metais, mineração e material de construção; papel e celulose. O APM Terminals atua em 58 países no mundo. Na América Latina a empresa opera em 16 terminais. A atuação no Brasil começou em 1992, mas como terminal marítimo em 2005.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.