12/01/2022

Cadeias logísticas seguem sob pressão

 Cadeias logísticas seguem sob pressão


A CH Robinson, maior agência de fretes da América do Norte, ainda está descarregando fantasias de Halloween nos portos de Los Angeles e Long Beach, nos EUA. O atraso de mais de dois meses é o retrato da desorganização no transporte marítimo, que já dura 18 meses. Cerca de 90% do comércio internacional é feito pelo mar e os problemas nessa logística afetam empresas do mundo todo.

A rápida disseminação da variante ômicron mantém o setor marítimo à beira de um ataque de nervos e a maior preocupação é com a China, onde estão sete dos dez maiores portos de contêineres do mundo. Em dezembro, Pequim - que adota política de tolerância zero com a covid - decretou lockdown em Xi'an, Hong Kong proibiu temporariamente voos de passageiros de oito países e a cidade de Ningbo foi parcialmente fechada na semana passada.

O gargalo é grave e ameaça a economia mundial, que tenta emergir da pandemia. Se continuar, alimentará a inflação e pode transformar o comércio mundial de forma permanente.



Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.