24/09/2020

"Cadeia de frio: sistema potencializa carga de bateria em empilhadeiras elétricas"

 "Cadeia de frio: sistema potencializa carga de bateria em empilhadeiras elétricas"


Baixas temperaturas afetam o desempenho e a vida útil das baterias tracionárias na cadeia do frio

Uma cadeia de frio sem interrupções é indispensável para o armazenamento e o transporte de produtos frescos e congelados. No entanto, as baixas temperaturas ambientes que predominam na área de refrigeração, especialmente no verão, acabam representando grande desafio para empresas logísticas do setor, já que reduzem drasticamente o desempenho e a vida útil das baterias tracionárias.

Segundo Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius do Brasil, em temperaturas muito frias a energia de uma bateria não é suficiente para um turno completo. "Com 15 graus negativos, por exemplo, as baterias têm uma eficiência de apenas cerca de 60%."

Para compensar essa queda no desempenho, a empresa de origem austríaca que se dedica a soluções inovadoras para carregadores de bateria automotivos e tracionários criou o Fronius Cold Logistics, um sistema de carregamento de baterias com sensor de temperatura pré-ajustado, que seleciona automaticamente a quantidade certa de energia para carregar a bateria de modo ideal.

O dispositivo Cold Logistics é uma função adicional desenvolvida especialmente para a linha Fronius Selectiva 4.0, que conta com diferentes funcionalidades tecnológicas e carrega baterias de chumbo-ácido flexíveis de diferentes tamanhos, tensões ou capacidades.

Kroker ressalta que o novo processo de carregamento Ri aumenta a capacidade de desempenho das baterias em temperaturas frias, aquecendo-as no início do processo de carregamento com uma elevada quantidade de energia; e leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a idade e o estado de carga de cada bateria.

"Isso minimiza a sobrecarga, reduzindo o consumo de energia e protegendo a bateria. Com as baterias constantemente operacionais e sem longos tempos de espera, o empresário logístico da cadeia do frio se beneficia da alta disponibilidade de sua frota de empilhadeiras e, ao mesmo tempo, pode otimizar seus custos de modo sustentável."

Fonte: Mundo Logística

Notícias Relacionadas
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais
 Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

14/07/2025

Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) entrou na Justiça contra uma regra federal que favorece os Correios nas contratações públicas. A ação, protocolada no fim de junho (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.