15/12/2020

BR dos Rios é mais amplo e não deve ser confundido com projeto de BR dos Rios é mais amplo e não deve ser confundido com projeto de

 BR dos Rios é mais amplo e não deve ser confundido com projeto de BR dos Rios é mais amplo e não deve ser confundido com projeto de


Ainda em fase de debates com os mais diversos atores envolvidos com o setor da navegação interior, o chamado BR dos Rios, não se confunde com o projeto de avaliação de parcerias com a iniciativa privada. Esta é uma ação específica, embora também seja discutida dentro do BR dos Rios. Segundo o Ministério da Infraestrutura, este último não tem como proposta a busca por modelos de parcerias.

De acordo com a pasta, o projeto de navegação vem sendo discutido com os diferentes atores para que se possa ter um diagnóstico mais detalhado do setor e, em seguida, ser colocado em prática. O programa faz uma avaliação ampla dos problemas que a navegação interior enfrenta e deve buscar soluções institucionais, bem como dentro das organizações do setor para desenvolver esse modal, considerando a potencialidade dos rios brasileiros.

Já em relação ao projeto de avaliação de parcerias, uma das primeiras ações que vêm sendo realizadas pelo ministério são os estudos para a avaliação de potencialidade de participação privada para manutenção e operação das hidrovias do Tapajós e do Madeira estão sendo desenvolvidos pela consultoria holandesa Royal Haskonings.

Essa consultoria faz parte de um memorando de entendimento assinado entre o ministério e o Banco Mundial para colaboração na realização de avaliações técnicas, visando melhorar a eficiência da logística de exportação e do desenvolvimento regional da região do Arco Norte, principalmente nos estados do Tocantins, Amazonas e Pará. De acordo com a pasta, caso os estudos comprovem um cenário econômico favorável para os usuários, investidores e governo, uma das possibilidades para as hidrovias será a estruturação de um processo de parceria com o setor privado.

O ministério apresentou ainda dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) de que, em 2019, foram transportadas 40,3 milhões de toneladas em todas as hidrovias brasileiras. Porém, apenas no Rio Tapajós foram 10,9 milhões de toneladas (27%) e no Rio Madeira, nove milhões de toneladas (22,4%), ou seja, quase 50% do volume total movimentado. “Daí a importância de um processo de parcerias público-privadas (PPPs) na região”, frisou a pasta.

Além dessas hidrovias, a pasta vem trabalhando em diversas frentes para a criação de um planejamento adequado para a melhor exploração das vias navegáveis, entre elas as hidrovias São Francisco, Tocatins-Araguaia e Paraná. Essas três, inclusive, estão na lista de prioridade do ministério com vistas ao crescimento da exportação pelo Arco Norte.

Notícias Relacionadas
 13% do PIB do País é gasto em logística, afirma empresário do setor

28/02/2024

13% do PIB do País é gasto em logística, afirma empresário do setor

A colisão entre um caminhão e um trem, ambos carregados, no dia 18 deste mês, em Rolândia (PR), foi mais um retrato de situações que atrasam entregas e elevam o custo de logística no Bra (...)

Leia mais
 Mundial Logistics Group apresenta novo posicionamento de marca e inova no setor de saúde

27/02/2024

Mundial Logistics Group apresenta novo posicionamento de marca e inova no setor de saúde

A Mundial Logistics Group, empresa de soluções em logística promocional e operador logístico para a indústria da saúde, anuncia seu novo posicionamento, concentrando a sua operação em du (...)

Leia mais
 Grupo ID Logistics registra crescimento acelerado de dois dígitos no 4º trimestre de 2023

27/02/2024

Grupo ID Logistics registra crescimento acelerado de dois dígitos no 4º trimestre de 2023

O grupo ID Logistics, líder europeu em logística contratual e presente em 18 países em todo o mundo, apresentou em 2023 receita de 2.747 bilhão de euros, com crescimento de 10,7% em rela (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.