A Multilog reduziu em 75% o tempo médio de liberação de cargas em seus recintos alfandegados com a implantação da Automação da Averbação de Declaração de Importação (DI). A iniciativa marcou um avanço importante na modernização das operações e faz parte do processo de transformação digital da companhia, que vem aprimorando seus procedimentos no comércio exterior brasileiro.
Com a automação, o tempo médio de liberação das cargas passou de cerca de duas horas para menos de 30 minutos, o que representou uma economia estimada em R$ 1,5 milhão apenas em tempo de pessoal no último ano. O uso da tecnologia também contribuiu para a padronização nacional dos processos, maior escalabilidade operacional, redução de custos e eliminação de deslocamentos desnecessários.
De acordo com a empresa, os ganhos alcançados se estendem às importadoras, que passaram a ter custos menores de armazenagem e deslocamento de caminhões, além de mais transparência, previsibilidade e agilidade nos trâmites. Para a Receita Federal do Brasil (RFB), o sistema trouxe mais confiabilidade e rastreabilidade das informações, reduziu inconsistências e consultas manuais e melhorou o compliance aduaneiro.
A RFB participou desde o início do projeto, com alinhamentos técnicos e operacionais, para garantir que a automação respeitasse todas as exigências legais e fiscais. Assim, todas as etapas — desde a recepção da DI e validações documentais até as liberações e entregas — passaram a ocorrer automaticamente, com padronização nacional, visibilidade total para o cliente e notificações automatizadas.
Segundo Leonardo Moura, gerente de TI da Multilog, “a Multilog é píoneira no Brasil no processo de automação completa, e em escala nacional. A Automação da Averbação de DI modernizou a operação da Multilog e elevou o padrão de eficiência do comércio exterior nacional, trazendo benefícios concretos para a Receita Federal, os clientes e o mercado”.
O processo de digitalização da averbação de DI começou em 2016, quando apenas etapas básicas, como a validação do status do documento aduaneiro, foram automatizadas. No entanto, ainda eram necessárias ações manuais em processos como conhecimento/Siscarga, notas fiscais, pagamentos de impostos e entregas. Em 2024, a companhia concluiu a automação completa de ponta a ponta, abrangendo desde a recepção do documento até a entrega da mercadoria.
Antes da automação, o procedimento era manual e descentralizado, com validações de documentos e pagamentos feitas individualmente, o que resultava em um SLA médio de duas horas por DI. O projeto foi desenvolvido internamente e levou cerca de seis meses, entre a fase de planejamento e a entrada em operação nas primeiras unidades alfandegadas.
Moura destaca que o diferencial da solução está na integração total com os sistemas internos Genius e SARA, permitindo a orquestração completa do processo aduaneiro. A Multilog foi uma das empresas reconhecidas no Comex Tech Fórum 2025, evento que destacou iniciativas de transformação digital no setor de comércio exterior. A companhia também figura entre as premiadas no IT Forum 100+ Inovadoras e no TOTVS Brasil que Faz 2025, pela atuação em inovação logística e automação aduaneira.
Fonte: Logweb