08/03/2021

Aprobio critica proposta de redução da mistura de biodiesel no diesel Aprobio critica proposta de redução da mistura de biodiesel no diesel

 Aprobio critica proposta de redução da mistura de biodiesel no diesel Aprobio critica proposta de redução da mistura de biodiesel no diesel


A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) recebeu com “indignação e repúdio” a “nota técnica” divulgada na sexta-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) que veio acompanhada por um pedido de redução do percentual de mistura do biodiesel no diesel fóssil no país. A CNT pediu um corte pela metade na mistura, que neste mês subiu para 13%, sob alegação de que a medida abriria espaço para uma redução do custo do diesel.

Segundo a Aprobio, a CNT “aparenta desconhecer” a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que seria afetada pela redução da mistura de biodiesel no diesel. “A proposta da CNT é um atentado contra a segurança jurídica duramente conquistada desde o início do programa”, diz a Aprobio. Segundo a associação, a medida geraria desemprego e elevaria custos na cadeia produtiva de proteínas animais. A redução poderia respingar no ritmo de produção de farelo de soja, por exemplo, já que reduziria as margens de processamento da oleaginosa, principal matéria-prima para a produção de biodiesel no país.

“Os produtores realizaram enormes investimentos para ajudar o Brasil a ter segurança energética, reduzir emissões de gases de efeito estufa no setor de transporte, reduzir custos de produção e promover a eficiência industrial e logística. Todo este esforço traz desenvolvimento ao interior do país, que conta com 51 usinas autorizadas pela ANP que formam o parque industrial instalado”, diz a Aprobio. Conforme a entidade, o corte da mistura também aumentaria a poluição.

Notícias Relacionadas
 Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

11/02/2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Dados do ano passado estão consolidados no Painel Estatístico da ANTAQOs dados estatísticos que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) apresenta para o (...)

Leia mais
 ABOL apresenta prioridades logísticas para 2026

10/02/2026

ABOL apresenta prioridades logísticas para 2026

O primeiro grande evento presencial da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos - ABOL já tem data para acontecer. No dia 12 de fevereiro, em São Paulo, alguns dos principais nome (...)

Leia mais
 Marcella Cunha avalia 2025 e fala sobre as perspectivas para o próximo ano

10/02/2026

Marcella Cunha avalia 2025 e fala sobre as perspectivas para o próximo ano

2025 foi um ano de muito trabalho e de resultados expressivos para a ABOL. Pode listar um pouco do que foi desenvolvido por cada diretoria?Com certeza foi um (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.