30/09/2020

Após uma década, break-bulk de açúcar parte do Porto de Santos

 Após uma década, break-bulk de açúcar parte do Porto de Santos


No próximo dia 1º de outubro, atracará no Porto de Santos o navio MV Lady Cansen, destinado inteiramente a uma operação break-bulk de açúcar (cargas embarcadas individualmente), que seguirá rumo à África Ocidental, contabilizando 25 mil toneladas do produto transportado.

Um feito comum até os anos 90, um break-bulk de açúcar já não partia mais de Santos há uma década. Com a popularização dos contêineres, a importação e exportação encontraram uma alternativa economicamente viável para o transporte de cargas internacionais.

Contudo, com a recente demanda exorbitante da última safra de açúcar e o congestionamento do Porto de Santos, as empresárias Kelly Reis e Roberta Silva, à frente da Évolus Logística, encontraram na crise uma oportunidade de fazer a sociedade recém-inaugurada fechar um grande negócio, partindo de um terminal portuário especializado na operação de carga break-bulk.

Com os terminais que operam em contêineres saturados, a dupla viabilizou a exportação através de break-bulk, prática usual em São Sebastião e no Rio de Janeiro, mas não em Santos. Uma segunda operação do gênero está agendada para o início de outubro, firmando mais uma parceria de sucesso à Évolus Logística.

“Com a pandemia, tivemos de nos reinventar. Com a grande demanda pelo açúcar, não teríamos espaço com os contêineres e encontramos no break-bulk a solução para um gargalo”, esclarece Kelly Reis.

A Évolus Logística surgiu em meio à pandemia, no dia 3 de julho de 2020. Mas, estreou no mercado respaldada com toda a expertise de quase duas décadas de experiência em comércio exterior de cada uma das sócias. Ambas construíram carreira nos principais terminais portuários de Santos, chefiaram grandes equipes, foram líderes que deixaram marcas. Porém, entenderam que poderiam voar ainda mais alto desenvolvendo um trabalho em parceria com os terminais, e não mais como colaboradoras.

Fonte: Logweb

Notícias Relacionadas
 Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

19/12/2025

Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

A paridade de gênero deixou de ser um ideal abstrato e passou a representar um indicador concreto de competitividade e maturidade empresarial. Em setores estratégicos como a logística, a (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

19/12/2025

Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

Os Operadores Logísticos estão expandindo suas áreas de atuação e, também, ampliando a capilaridade. De acordo com a última edição do Perfil dos Operadores Logísticos, 64% das empresas a (...)

Leia mais
 Descarbonização no centro dos debates

19/12/2025

Descarbonização no centro dos debates

Reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e adotar uma agenda ambiental mais consistente têm deixado de ser planos futuros e se tornam parte essencial do planejamento de diversas (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.