08/03/2022

Análise de vetos do BR do Mar segue sem data definida

 Análise de vetos do BR do Mar segue sem data definida


A análise dos vetos presidenciais à Lei 14.301/2022 (BR do Mar) no Congresso Nacional deve ser adiada por, pelo menos, mais uma semana. A previsão inicial de que a análise desses vetos ocorresse na sessão desta semana não se confirmou e esse pacote não foi colocado na pauta da votação conjunta da Câmara e do Senado. Entre os pontos de atenção, senadores e deputados buscarão entrar em consenso sobre dispositivos do novo marco regulatório da cabotagem relacionados à exigência de tripulantes brasileiros a bordo, alíquotas do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) e a prorrogação do Reporto. Interlocutores disseram à Portos e Navios que há possibilidade de análise na sessão do próximo dia 16 de março, porém, até o fechamento desta reportagem, não havia data confirmada.

Na sessão de quinta-feira (10), serão analisados o veto parcial ao PL 4.968/2019, que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual e altera a Lei 11.346/2006, para determinar que as cestas básicas entregues no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) deverão conter como item essencial o absorvente higiênico feminino. Outro veto a ser verificado esta semana está associado ao PL complementar 46/2021, que institui o programa de reescalonamento do pagamento de débitos do Simples Nacional (Relp).

Uma fonte parlamentar que prefere não ser identificada considera que os pontos mais críticos dos vetos ao BR do Mar sejam o AFRMM, Reporto e a tripulação nacional. Nos dois primeiros, ela entende como objetos de renúncias fiscais as quais o Ministério da Economia é contrário. Já quanto à tripulação nacional, a ideia é reduzir custos e encargos trabalhistas e restrições que a tripulação nacional impõe aos embarcadores e aos navios, consequentemente, diminuindo custos da cabotagem.

Ela ressaltou que a questão dos vetos sempre é negociada com lideranças do governo e dos partidos. A ideia, quando as partes chegam a um consenso ou acordo, é votar em bloco pela manutenção ou pela derrubada. A orientação pode tanto ser por derrubar todos os itens, como manter parcialmente ou derrubar um item específico. “A negociação das lideranças do Congresso e dos partidos que definirão o rumo das votações”, frisou a fonte.



Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Localização e segurança de aeroportos atraem galpões

25/09/2023

Localização e segurança de aeroportos atraem galpões

A combinação de localização, segurança e acessibilidade encontrada nos aeroportos tem chamado a atenção do setor de logística. Empresas que constroem e administram galpões estão fazendo (...)

Leia mais
 Com investimento de R$ 50 milhões, Multilog inaugura armazém geral químico em Santa Catarina

25/09/2023

Com investimento de R$ 50 milhões, Multilog inaugura armazém geral químico em Santa Catarina

A Multilog inaugurou o Armazém Geral Químico (AGQ) de Itajaí, em Santa Catarina. Com investimento de R$ 50 milhões, o empreendimento é parte da estratégia de crescimento da empresa, que (...)

Leia mais
 Estudo da DHL identifica tendências e soluções de Supply Chain para Life Sciences e Healthcare

22/09/2023

Estudo da DHL identifica tendências e soluções de Supply Chain para Life Sciences e Healthcare

A DHL publicou um white paper intitulado “Delivering Next-Level Healthcare”, que esclarece sobre seis grandes tendências que estão reformulando o cenário de Life Sciences e Healthcare: s (...)

Leia mais

© 2023 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.