Por Nadir Moreno - UPS Brazil Country Managing Director
Desde que a Organização Mundial de Saúde decretou o estado de pandemia de Covid-19, em março de 2020, os países entraram em quarentena e começaram a exigir medidas de distanciamento físico e isolamento da sua população. Com as pessoas confinadas em suas casas, elas começaram a buscar na internet produtos que usualmente compravam em lojas físicas, que estavam fechadas, e aqueles que já estavam acostumados com as compras online, continuaram a utilizar ainda mais este serviço.
De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, publicado em fevereiro deste ano, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020, comparado ao ano anterior, isso se deu, sobretudo, após o início do isolamento social.
Se já não bastasse o aumento da demanda pelo comércio eletrônico, aumentou ainda a necessidade de transporte de medicamentos, suprimentos médicos e vacinas durante este período tão delicado. Enquanto a maioria da população se recolhia em suas casas, a logística tornou- se cada vez mais imprescindível.
A pandemia mudou a forma como muitas empresas conduziam seus negócios e algumas delas precisaram modificar seus modelos operacionais para atender às novas demandas do mercado. A necessidade de se mover rapidamente e reagir com agilidade tornou-se uma vantagem competitiva de tal forma, que esses negócios contaram com empresas de logística para ajudá-los a navegar por novas formas lucrativas de enviar seus produtos com mais rapidez e, assim, atender às necessidades de seus clientes.
Rapidamente, os serviços de logística foram enquadrados por governos ao redor do mundo como essenciais à população, sendo caracterizados então como indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade e não estando sujeitos às restrições impostas pela pandemia. Na UPS, não paramos por um dia sequer e nossas operações continuaram a entregar pacotes no Brasil e enviá-los para o mundo. E isso somente foi possível graças aos nossos funcionários que trabalham duro para que isso acontecesse e nenhum pacote foi deixado para trás. Os esforços e comprometimento do nosso pessoal serão lembrados por todas as futuras gerações de funcionários da UPS que estão por vir.
Hoje, o setores de transporte e logística desempenham uma das tarefas mais importantes do mundo moderno globalizado, são a ponte que permite conectar comunidades e empresas de todos os portes com seus clientes finais, por meio do transporte aéreo, marítimo ou terrestre, e uma das mais importantes tem sido o transporte de vacinas em todo o mundo em tempo recorde.
Somos nós, da UPS, que estamos trazendo para o Brasil as doses de vacinas contra a Covid-19 que desembarcam no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, São Paulo. Até o momento, já foram mais de 30 milhões de doses entregues e ainda temos muito trabalho pela frente até concluirmos, no fim do ano, a entrega das 200 milhões de doses adquiridas pelo governo brasileiro. Além disso, a UPS tem uma estrutura completa capaz de transportar medicamentos e demais produtos relacionados à saúde, sensíveis ao tempo e a temperatura, com a segurança e a eficiência que nossos clientes exigem.
Para encerrar, fico muito feliz em compartilhar a informação de que a UPS já entregou mais de 500 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em mais de 100 países e com 99,9% das entregas no prazo. Tenho orgulho de dizer que estamos movendo o mundo entregando o que é essencial, dando o suporte e apoio para que as comunidades em que trabalhamos possam assim se recuperar. Temos muito orgulho de fazer parte da rede de operadores logísticos que, em tempos inéditos, não só entregam compras online, mas também salvam vidas.
05/05/2025
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