06/03/2023

5G chega à região Sul, mas desconexão nas estradas preocupa cadeia logística

 5G chega à região Sul, mas desconexão nas estradas preocupa cadeia logística



A chegada da rede 5G é esperada com expectativa pelos brasileiros para terem acesso a uma internet mais veloz e prática. No entanto, a tecnologia deverá ficar concentrada nos grandes centros. Ou seja, quem estiver nas estradas não deverá perceber nenhuma mudança em relação ao cenário atual.


De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apenas 4,32% do território brasileiro possui cobertura 3G e 12,45% o 4G. Para o setor de transporte de cargas, a quinta geração de rede permitirá a otimização do acompanhamento dos caminhões.


"A mudança é que vamos conseguir trafegar com dados mais altos e automaticamente conseguiremos ver a câmera em tempo real nos caminhões. Hoje conseguimos ver com o 4G, mas é ruim. Não há uma revolução, é só uma melhoria que vai dar um passo a mais no tráfego de dados", explica Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes.


No entanto, os rastreadores instalados nas frotas de caminhão necessitam de uma conexão mínima 3G para funcionar e possibilitar o monitoramento e a segurança da carga e do transportador. Atualmente, com a desconexão de rede, é comum que os motoristas precisem andar quilômetros para conseguir pedir ajuda quando há algum problema com o veículo.


"Não adianta ter o 5G nos grandes centros, se para o nosso setor não impacta tanto quanto ter o 3G na beira da pista. Temos um caminhão que raramente quebra, mas se acontece é no fim de semana, onde o celular não tem sinal e o motorista precisa andar um quilômetro para falar que o veículo quebrou. Sabemos que ele está parado, mas não sabemos se ele está na beira da pista ou num posto de gasolina., pontua Ghelere.


A Anatel prevê a instalação do 5G nas rodovias, mas não divulgou detalhes sobre calendário e prioridades.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Mais mulheres, decisões mais representativas e realistas

27/03/2026

Mais mulheres, decisões mais representativas e realistas

Discutir a participação feminina no mercado de trabalho e no ambiente corporativo  perpassa também as políticas de boa governança das organizações, hoje vistas como importantes vetores e (...)

Leia mais
 Em entrevista ao Jornal Hoje, diretora executiva da ABOL fala sobre os impactos do aumento do diesel no setor

27/03/2026

Em entrevista ao Jornal Hoje, diretora executiva da ABOL fala sobre os impactos do aumento do diesel no setor

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) intensificou, em março, sua atuação institucional ao chamar atenção para os impactos da alta do diesel no setor, impulsionada pelo (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos contrataram mais de 26 mil profissionais em 2025

27/03/2026

Operadores Logísticos contrataram mais de 26 mil profissionais em 2025

Os maiores Operadores Logísticos do País contrataram mais de 26 mil profissionais em 2025, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) junt (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.