Muitos conhecem o sistema portuário apenas pelos cruzeiros marítimos. Outros buscam oportunidades nesse mercado, mas não sabem exatamente o que fazer. A verdade é que os portos são essenciais no nosso dia a dia. Sabe por quê? O transporte marítimo é responsável por aproximadamente 70% das mercadorias que circulam no mundo. Isso é possível devido à logística portuária, uma atividade essencial para o desenvolvimento do comércio exterior.
E os Operadores Logísticos estão inseridos nesse contexto, pois entre as atividades desenvolvidas por várias deles, estão as portuárias. Eles se encarregam de armazenar (dentro ou fora da área portuária) e fazer chegar e sair dos portos cargas de diferentes tipos, fora do padrão, superdimensionadas, leves ou pesadas , no espaço de tempo adequado. Entre os Operadores Logísticos associados à ABOL que desenvolvem diariamente essas atividades, em particular no maior porto da América Latina (Porto e Santos), estão: Santos Brasil, Wilson Sons, Multilog e Localfrio.
Para atender as demandas e, consequentemente, não causar atrasos e prejuízos ao comércio exterior, é necessário que os Operadores Logísticos Portuários tenham pleno conhecimento sobre o funcionamento do sistema portuário, atuando de forma organizada e planejada.
A logística portuária está diretamente ligada ao desenvolvimento da economia de um país e, diante das diferenças de tamanho, movimentação e complexidade dos portos brasileiros, que movimentam anualmente 700 milhões de toneladas de mercadorias, são exigidos do Operador Logístico não apenas alto grau de expertise e conhecimento técnico, mas também um elevado grau de responsabilidade pela área portuária em que estão instalados e sinergia com os multistakeholders que ali atuam.
O Operador Logístico que atua em porto tem as seguintes atribuições principais:
- Controle de operações portuárias na perspectiva da intermodalidade;
- Recebimento e expedição de materiais;
- Acompanhamento da distribuição e do armazenamento de cargas, , matéria-prima e equipamentos;
- Rastreamento das mercadorias;
- Envio de informações para a equipe de planejamento para resolver problemas e escolher a melhor roteirização para os clientes.
Estrutura da Logística Portuária
Para aqueles que ainda não têm muito conhecimento sobre o sistema portuário ou querem informações iniciais, saibam que a logística dos portos pode ser dividida em três tipos:
Complexo fixo: Estrutura física da logística portuária, como os próprios portos, terminais, armazéns, cais e todas as infra estruturas envolvidas.
Administração: Todas as entidades que estão envolvidas no gerenciamento dos portos e no processo em si, como docas, o Grupo Executivo de Modernização dos Portos, o Órgão Gestor de Mão de Obra e o Conselho de Autoridade Portuária.
Operação: É a parte responsável por fazer a atividade acontecer. Envolve o operador do porto, pilotos marítimos, os rebocadores e ainda o Sindicato dos Trabalhadores Avulsos.
Entendida a complexa estrutura de um sistema logístico portuário, é importante observar a conexão entre as partes citadas. Como em um tripé, se uma das categorias estiver fragilizada, as restantes não funcionarão bem. Não pode-se pensar, por exemplo, em um ótimo serviço de operação, com um complexo fixo deteriorado e uma administração insuficiente.
A Santos Brasil como Operador Logístico Portuário
A Santos Brasil Logística, por exemplo, dispõe de soluções para todas as etapas da cadeia de suprimentos , desde o recebimento de cargas no Porto de Santos até o transporte e distribuição.
Os serviços são customizados conforme a necessidade e perfil de atuação do cliente. A empresa oferece:
- Armazenagem alfandegada;
- Armazenagem de cargas especiais;
- Montagem de kits;
- Etiquetagem;
- Picking,
- Gerenciamento de estoque
As empresas de logística portuária são vistas como fundamentais, pois trabalham com a otimização dos processos com o objetivo de torná-los mais ágeis, ou seja, com menos burocracia, e com qualidade.
Ter conhecimento é fundamental
Um Operador Logístico que atua em porto deve ter um conhecimento amplo do setor para que esteja devidamente capacitado ao cargo. Os portos contam com muitas peculiaridades e é preciso entender cada uma delas.
É imprescindível ter uma visão geral do porto, tipos de terminais, operação e movimentação, conhecer os modais de transporte, os órgãos que atuam na área, saber o significado de termos, como dragagem, estar por dentro dos tipos de embalagem e sua aplicação para os materiais etc.
Muitas instituições oferecem cursos voltados aos setores portuário e de logística, de forma a preparar os interessados para o mercado. A Universidade Católica de Santos (Unisantos) dispõe de um Centro de Pesquisa e Ensino em Tecnologia e Negócios Portuários (CEPORT), que integra grupos de pesquisa, laboratórios, cursos de Comércio Exterior, Logística e Gestão Portuária, além dos programas de Mestrado e cursos de Especialização e MBAs.
A Universidade Paulista (Unip) também oferece graduação de dois anos em Gestão Portuária, possibilitando que os alunos, após terminarem o curso, ingressem no mercado de trabalho, atuando nos cargos de gerente de operações de mar, gerente de operações portuárias, supervisor de logística portuária e supervisor de terminais portuários. E vagas não faltam!
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