23/02/2023

Supporte Logística e CSI Cargo são as novas associadas à ABOL

A Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) inicia 2023 com duas novas empresas para integrar os debates e ações em prol do desenvolvimento do setor: a Supporte Logística e a CSI Cargo. A chegada dos Operadores Logísticos (OLs) à entidade representa o fortalecimento da atividade, que caminha para a sua regulamentação, por meio do Projeto de Lei 3757/ 2020, e segue em busca de avanços para o mercado. A partir de agora, a ABOL conta com 32 filiadas.

Criada em 1999 em Uberlândia (MG), a Supporte possui entrepostos e armazéns nos principais pontos estratégicos do país. Apesar de ter nascido uma empresa de transporte e logística integrada, hoje ela oferece uma solução completa para o consumidor, seja B2C ou B2B, além de uma estrutura capacitada para atender grandes clientes do Brasil ou do exterior. Os serviços disponíveis vão desde transporte e armazenagem até uma plataforma digital robusta para que o cliente tenha sua própria loja de e-commerce.

O e-commerce vem integrando, cada vez mais, a rotina dos OLs, exigindo um planejamento operacional diferenciado. O cenário ficou ainda mais evidente após a pandemia, resultando em um aumento do número de operadores que passaram a atender esse nicho. Dados da mais recente pesquisa realizada pela ABOL, que traz o perfil do operador logístico, revelam que, em 2020, 26% dos OLs do Brasil atuavam no e-commerce. Até o início de 2022, esse percentual subiu para 42%.

“A Supporte provê serviços de logística integrada há mais de 20 anos. Considerando que já atuamos como operadores logísticos, aliado ao fato de que a empresa vem crescendo  e se profissionalizando, entendemos que era a hora de fazer parte da associação que representa a classe, compondo esse seleto grupo  de players que operam grande parte da logística nacional”, destacou o CEO da Supporte, Pedro Carneiro.

Já a CSI CARGO é uma boutique de soluções de intralogística com capacidade para atender diversos segmentos. A empresa nasceu dentro da indústria automobilística e isso a posiciona no mercado com estratégias que aceleram ganhos de produtividade e até mesmo financeiros. Uma das suas principais premissas é a utilização da inovação como um importante fator de otimização das operações dos clientes.

O setor automotivo também se mostra predominante dentro dos nichos atendidos pelo OLs, com 57% dos operadores com clientes no setor, conforme o estudo da ABOL apresentado em meados do ano passado. O segmento está em quinto lugar, ao lado do mercado de bebidas.

“Há 25 anos, a CSI Cargo atua no Brasil como operador logístico, aplicando a logística na sua mais pura essência, com as melhores técnicas e muita paixão. Nos sentimos orgulhosos de fazer parte do seleto grupo da ABOL e esperamos poder trocar experiências e contribuir para o desenvolvimento da Logística em nosso País”, explicou o diretor - presidente da CSI, Andrés Ceballos.

Para a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha, é um prazer ter as empresas no time da Associação. “A chegada de um novo operador logístico traz ainda mais representatividade e legitimidade à ABOL, posicionando a entidade como a principal representante dos OLs aqui no País. Além disso, contribui para alcançarmos os nossos objetivos, que incluem maior segurança jurídica para o segmento e uma infraestrutura de qualidade para a execução dos serviços de logística integrada oferecidos pelas empresas. Desejamos boas-vindas e, juntos, vamos caminhar por um futuro promissor para a logística brasileira".