02/05/2023

Operadores Logísticos preveem alta de 40% na movimentação do Dia das Mães em relação a 2022

Foco na última milha, reforço das equipes e uso da tecnologia estão entre as principais ações para atender aos anseios do consumidor

Para 2023, a previsão é de que o e-commerce atinja R$ 185,7 bilhões. Ao mesmo tempo, as vendas no varejo cresceram 30,6% em abril, em comparação a 2019, na pré-pandemia.  Em meio a esse cenário positivo, os Operadores Logísticos esperam um aumento de até 40% na movimentação de produtos no Dia das Mães, comemorado no próximo dia 14. Na opinião das empresas, o comércio eletrônico promete ser protagonista, corroborando com a teoria do setor de que a experiência do consumidor com as compras on-line durante a Covid-19 foi positiva, ajudando a aumentar a confiança nessa modalidade. Os dados compõem uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) junto aos seus filiados, que se dizem preparados para atender a demanda prevista para a data, considerada um dos maiores eventos sazonais para o comércio.

De acordo com os OLs, os principais itens adquiridos nesse período costumam ser cosméticos, chocolates, itens de vestuário , eletroeletrônicos, eletrodomésticos e aparelhos celulares. Vale destacar que atualmente o segmento de cosméticos é atendido por 65% dos Operadores Logísticos, seguido pelo de alimentos processados (61%) e eletroeletrônicos (60%), conforme os dados do último estudo com o perfil da atividade no País desenvolvido pela ABOL junto ao Instituto ILOS de Logística. Isso mostra a experiência das empresas no atendimento aos anseios do consumidor.

A pesquisa sobre o Dia das Mães também deixou clara a preocupação dos OLs com a última milha, considerada o foco de atenção por mais da metade (60%) dos entrevistados. O chamado last mile é visto como a etapa mais difícil e que exige mais cuidado pelas transportadoras e pelos Operadores Logísticos, principalmente nos últimos anos, quando os consumidores se tornaram mais exigentes e rigorosos em relação às entregas. A nova realidade tem levado, inclusive, o setor a ficar mais atento a questões como a rastreabilidade dos produtos, evitando intercorrências no processo. O investimento em tecnologia também está entre as prioridades para garantir eficiência e produtividade.

Quando se trata de ocasiões especiais, como o Dia das Mães, as ferramentas mais utilizadas pelas empresas são Inteligência Artificial (IA), sistemas integrados com os clientes, WMS e TMS (voltados ao gerenciamento do transporte e do armazém), roteirizador e soluções mobile para rastreamento e comprovação de entregas on-line. Aliado a isso, os OLs também reforçam as equipes, aumentam a capacidade operacional com equipamentos e veículos adicionais, além da separação antecipada de pedidos para atenderem no prazo o alto volume de compras.

"Com a aceleração da transformação digital gerada pela pandemia, os Operadores Logísticos passaram  a estar ainda mais preparados para datas sazonais e de alta demanda, como o Dia das Mães. A pesquisa feita pela ABOL mostra que os OLs estão evoluindo cada vez mais, acompanhando os anseios do novo consumidor", destacou a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha.