Os Operadores Logísticos - OLs registraram, em 2021, Receita Operacional Bruta - ROB de R$ 166 bilhões e garantiram 2 milhões de empregos, entre diretos e indiretos, o equivalente a 2% do total de pessoas ocupadas no Brasil. Além disso, arrecadaram R$ 44 bilhões em tributos, evidenciando a sua relevância para o desenvolvimento econômico nacional. Os números integram a edição 2022 do estudo do ‘Perfil do Operador Logístico’, encomendado ao Instituto de Logística e Supply Chain - ILOS pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos - ABOL. A pesquisa produz, ainda, detalhes sobre a importância, evolução e o papel do setor, mapeia desafios e anseios das empresas e traz mais visibilidade e informações ao mercado.
O resultado confirma um 2021 marcado por recuperação e crescimento dos OLs: 391 milhões de toneladas transportadas e R$ 18 bilhões em investimento. Realizada desde 2014 e com a última versão divulgada em 2020, aponta um aumento, nos últimos dois anos, da presença dos Operadores em diferentes regiões do País. Além disso, destaca a ampliação da sua abrangência setorial dentro da cadeia de suprimentos, atendendo um número maior de clientes em segmentos variados, como o do e-commerce.
O levantamento contemplou um universo de 1 mil empresas - incluindo as associadas da ABOL - que atenderam os pré-requisitos do ILOS (baseados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE e nos serviços oferecidos). “Além de ampliarmos a base, dividimos as empresas em pequeno, médio e grande portes, revelando o comportamento de cada grupo diante, por exemplo, do cenário político e econômico brasileiro”, destacou a diretora Executiva da ABOL, Marcella Cunha.
Abrangência
A atuação dos OLs abrange as cinco regiões nacionais, onde estão localizados 37% dos respondentes das perguntas. Inclusive, desde a edição 2020 da pesquisa, houve um incremento na atuação regional dos OLs, passando de 25% para 44% no Norte, 43% para 58% no Nordeste, 37% para 62% no Centro Oeste, 63% para 75% no Sul e e de 92% para 97% no Sudeste. As respostas revelam uma busca por atuação nacional, apesar de existirem os Operadores Logísticos regionais, concentrados, sobretudo, entre as empresas de pequeno porte.
O crescimento nos setores atendidos também foi constatado pelo estudo. Em relação a 2020, a presença dos Operadores aumentou em 12% na área de cosméticos, 16% no comércio eletrônico, 14% na de Produtos de Limpeza e 12% na de Tecnologia Industrial e de Serviços.
A pesquisa mostra ainda que, embora os operadores logísticos nacionais tenham preferência clara por operar em segmentos de alto valor agregado, há uma tendência de ampliação. “No caso do e-commerce, a presença cada vez maior do OL - um dos reflexos da pandemia - está relacionada ao potencial do mercado em trazer muito volume a um nicho que está crescendo a taxas mais altas do que outros setores”, explica Marcella.
Investimentos
As principais atividades realizadas pelos OLs são o Transporte Rodoviário Fechado, Armazém Geral e Crossdocking. O questionário revelou que 94% dos OLs realizam operações conjuntas de Transporte e Armazenagem. E isso ocorre para 44% da carga.
Quando se fala em lucro e custo, são escancarados os prejuízos causados pelas dificuldades enfrentadas nos últimos meses, como a crise do combustível. O estudo deixa claro que, embora a margem de lucro tenha aumentado para a maioria, não acompanhou o crescimento da receita no mesmo patamar. Além disso, as empresas afirmaram que não conseguiram repassar todos os custos para o preço do serviço. Para driblar os entraves, que envolvem também a pandemia do coronavírus, os Operadores (59%) incrementaram os investimentos, revela o estudo.
As verbas foram destinadas, sobretudo, para a modernização das instalações e infraestrutura e softwares, priorizando a integração tecnológica com clientes e fornecedores. Houve também uma forte tendência de investimentos em startups e logtechs por quase metade dos Operadores no ano passado.
Pequenos e Médios
A pesquisa esclarece, também, que a estratégia dos OLs de menor porte é reduzir custos, dos médios é ganhar mercado e dos de maior porte é melhorar o serviço. A maior parte dos Operadores Logísticos quer se destacar no mercado pela flexibilidade e customização das suas operações. Velocidade e preço não são o alvo da diferenciação, sendo mais vistos como habilitadores para o serviço. A integração com o cliente, a tecnologia e automação, o nível de serviço e a produtividade são os pontos de maior foco de desenvolvimento da atividade.
Os maiores OLs aparecem na liderança do setor, tanto na realização do serviço, quanto no objetivo de trazer resultados econômicos mais rapidamente para o mercado e para o País como um todo.
Iniciativas sustentáveis, qualificação de mão de obra e contratação de funcionários, prioritariamente via CLT, foram outros pontos destacados na pesquisa. “O desenvolvimento de áreas ESG também vem aumentando no Brasil como uma tendência mundial, já que há um entendimento de que os negócios precisam se sustentar a longo prazo. Nesse sentido, observamos um avanço dentro das organizações, com os de grande porte na liderança, e os pequenos vindo na sequência, focando no crescimento", analisou a executiva da ABOL.
Eleições
Em ano de eleição, os OLs esperam uma maior atuação do governo na redução da carga tributária e melhoria da infraestrutura, com foco nas rodovias, infraestrutura viária das médias e grandes cidades e os acessos aos centros urbanos. Quando se trata do reconhecimento da atividade, os Operadores se mostraram atentos sobre o PL 3757/ 2020, que visa regulamentar a função do OL e está em tramitação no Congresso Nacional.
As perdas financeiras obtidas com a paralisação dos caminhoneiros também fizeram parte do questionário, diante das frequentes manifestações realizadas pela categoria com impacto direto na rotina dos OLs. Para 38% dos entrevistados, as paralisações são quase nunca recuperáveis. Para os demais, são necessários cerca de quatro dias para que seja possível se refazer de um dia de manifestação.
“A pesquisa permite um conhecimento amplo do setor, relevando as suas particularidades e necessidades macros, principalmente, após dois anos de pandemia e outros obstáculos no meio do caminho que comprometeram o Supply Chain internacional. Podemos dizer que a resiliência é a principal característica dos OLs, já que houve recuperação e desejo pelo desenvolvimento e inovação”, concluiu Marcella.