07/06/2021

ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

 ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19



Pedido foi feito por meio de ofício ao Ministério da Saúde e reforça que o setor não parou desde o início da pandemia


Diante da essencialidade do setor e da impossibilidade de isolamento social durante a pandemia do coronavírus, a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão dos Operadores Logísticos (OLs) no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI). O pedido foi feito por meio de ofício protocolado junto à pasta na semana passada. 


No texto, a instituição deixou claro que desde o início da disseminação do vírus, no ano passado, supervisores e auxiliares de logística não pararam. Pelo contrário. Muitos Operadores Logísticos, inclusive, precisaram aumentar a sua capacidade operacional e enfrentar o enorme desafio imposto pelo crescente fluxo do e-commerce e o aumento da demanda por produtos fármacos e médicos.


Para acompanhar o novo momento, as empresas tiveram que contratar mais funcionários e colaboradores em um contexto de insegurança sanitária. Os próprios números divulgados na imprensa mostram o aumento significativo de atividades econômicas, que estão diretamente relacionadas ao trabalho do OL. Em fevereiro deste ano, por exemplo, foi verificado um incremento de 3,7% no volume de todos os serviços prestados no País.  As vendas online, em particular, registraram  alta de 57,4% no primeiro trimestre de 2021. 


“Ainda que os OLs tenham adotado todos os protocolos de segurança e boas práticas internacionais para garantir um ambiente seguro para os profissionais, que não poderiam trabalhar de casa pela natureza do serviço prestado, sabemos que o risco de contaminação ainda existe e só poderá ser reduzido a partir da vacinação”, afirmou a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha. Ela espera que o pedido seja atendido o quanto antes, pois juntamente aos caminhoneiros, portuários e aeroportuários - já inseridos entre os prioritários do PNI - os operadores são atores imprescindíveis para a cadeia de suprimentos brasileira. 


As considerações feitas pela ABOL foram reforçadas pelo corpo de conselheiros que forma o Brasil Export - Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, parceiro da Associação. Em carta encaminhada aos ministérios da Saúde e Infraestrutura, o grupo afirmou ser fundamental ampliar o leque de categorias contempladas como prioritárias no PNI. Nesse sentido, eles apontaram práticos, agentes marítimos, vistoriadores de carga, despachantes aduaneiros, empregados em estaleiros, empresas de armazenagem, condomínios e operadores logísticos, profissionais que atuam na manutenção de rodovias e ferrovias, dentre outros.


SOBRE ABOL


A ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos tem como propósito consolidar a atividade do Operador Logístico no Brasil, fortalecendo  institucionalmente esse importante mercado. Criada em 2012, a Associação reúne os 29 maiores players do setor, empresas nacionais e estrangeiras das mais diversas cadeias produtivas.Mais informações: www.abolbrasil.org.br 


Assessoria de Imprensa – ABOL 


Conteúdo Empresarial – Comunicação & Marketing
(11) 3230-7434 / (13) 3304-7437


Atendimento à Imprensa
Lyne Santos - lyne@conteudoempresarial.com.br
(13) 99653-3633

Jornalista Responsável
Érica Amores - erica@conteudoempresarial.com.br 



Notícias Relacionadas

11/12/2023

NOTA OFICIAL: VETO AO PL 334/2023 -  PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

A ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos vem mais uma vez a público para apresentar novo levantamento realizado junto aos seus 32 associados sobre os impactos da não prorr (...)

Leia mais

11/12/2023

Caso veto ao PL 334/2023 não seja derrubado, Operadores Logísticos estimam  demissão de 16 mil funcionários e fechamento de 18 mil novas vagas em 2024

Caso o veto ao PL 334/2023 não seja derrubado pelo Congresso Nacional antes do recesso legislativo - previsto para ter início no próximo dia 22 -, os impactos serão sentidos pelos maiore (...)

Leia mais

19/09/2023

Reforma Tributária, avanço do ChatGPT e PAC do transporte chamam  atenção dos Operadores Logísticos em congresso do setor

Sob os holofotes do setor de logística, a Reforma Tributária deve ser aprovada até o final do ano no Senado Federal, disse Murillo Allevato, sócio do escritório Bichara Advogados, durant (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.