05/06/2023

ABOL realiza primeira reunião da Diretoria de Capital Humano



O que é mais difícil, contratar ou reter um funcionário? Não existe uma resposta certa, mas "para reter bem, é preciso contratar melhor ainda". Foi em meio a questionamentos, provocações e conselhos estratégicos, que o vice-presidente da Radancy, Caio Infante, abriu o primeiro encontro da diretoria de Capital Humano da ABOL, na última sexta-feira, no prédio da entidade. 


O evento contou com a presença de representantes das associadas, que ficaram satisfeitos com a troca de experiências e conhecimentos entre especialistas e Operadores Logísticos, em meio à chamada guerra de talentos. A reunião foi coordenada pela diretora de Recursos Humanos da Andreani, Marjorie Rocha, responsável pelo grupo dentro da ABOL. 


"Antigamente, as empresas escolhiam os candidatos, isso há uns 15 anos, só que cada vez mais é o candidato que escolhe a empresa. Tem muito do 'pra onde eu vou e a próxima empresa pra eu trabalhar ou a empresa que eu decido ficar'. Frente a tudo isso existem caminhos e há um conceito que é o employer branding ou gestão da marca empregadora, basicamente o marketing a serviço dos recursos humanos", explicou. Isso significa, sobretudo, contar boas histórias relacionadas à empresa, desde que estas sejam verdadeiras e baseadas na escuta ativa dentro da organização. 


"O que vemos no mercado hoje é o desespero em promover uma série de coisas, correndo o risco de a promessa ser quebrada, pois a pessoa vê o seu vídeo, seu post, e tudo parece maravilhoso, mas na prática descobre que não é assim. E hoje é fácil descobrir a verdade, principalmente, com as redes sociais", destacou Infante, lembrando também da importância de a empresa se preocupar com a sua reputação, ou seja, "o que as pessoas estão falando quando você não está na sala?"


Para complementar o tema, a especialista em People Analytics da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paula Horário, falou sobre a aplicação de técnicas de coleta, tratamento e análise de dados para o mundo do RH e da gestão de pessoas. "Para desenvolvermos um projeto robusto de People Analytics, precisamos ter conhecimento em ciências da computação, matemática estatística e conhecimento do negócio. Diante disso, as empresas estão criando times multidisciplinares", afirmou Paula. O objetivo é tomar decisões com base em dados, potencializando a gestão de pessoas.


Pode parecer simples, diante da quantidade de ferramentas tecnológicas à disposição do mercado. Porém, colocar o conceito em prática exige um planejamento minucioso, conforme apresentou a gerente de Gente e Gestão da Bravo Logística, Ana Tomé. O case de sucesso da empresa teve como base pesquisas internas, de campo e em livros e artigos. A partir dos resultados, foram elaboradas ações que atendessem, prioritariamente, os anseios dos colaboradores. As medidas aplicadas foram: novo escritório, dress code flexível, horário de trabalho híbrido, plano de carreira, escola Bravo de formação de líderes, revisão de valores, etc. "Antes feito, que não feito. Só não pode ser mal feito".


Mulheres


Enquanto os primeiros palestrantes deixaram clara a necessidade de a área de Recursos Humanos se adequar à nova realidade, há uma pergunta que parece continuar sem resposta, apesar dos avanços: estamos prontos para falar em inovação quando se trata da inserção da mulher no mercado de trabalho? Pelos números apresentados pela co-fundadora da consultoria Repara Nela, Irina Cezar, parece que não. Um dos dados capazes de chocar o público foi o de que países islâmicos têm mais mulheres na política do que no Brasil, sendo em média 25%.


Além disso, no Brasil, só 3% das cadeiras mais altas nas empresas são ocupadas por mulheres; 18% das mulheres que trabalham no setor público estão em posições de liderança, e ao retornar da licença maternidade, 48% das mulheres são demitidas de seus empregos. "Não adianta endereçar o tema na sua empresa sem consultar o contexto social da mulher. Enquanto não cobrarmos dos homens o mesmo que cobramos das mulheres, não estaremos falando em igualdade", apontou Irina, reiterando que  "investir em gênero é investir em eficiência".


O destaque dos debates ficou para a recente aprovação, na Câmara dos Deputados, da proposta que institui medidas para tentar garantir a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. O texto seguiu para análise do Senado.


Conforme a proposta, em caso de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, além das diferenças salariais o empregador deverá pagar multa administrativa equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido ao empregado discriminado – será o dobro na reincidência.


A preocupação com a questão da mulher já faz parte da rotina dos Operadores Logísticos. Um exemplo foi o case sobre Diversidade e Inclusão da FM Logistic exposto pela diretora de RH da companhia francesa, Carem Fistarol.



Notícias Relacionadas

11/12/2023

NOTA OFICIAL: VETO AO PL 334/2023 -  PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

A ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos vem mais uma vez a público para apresentar novo levantamento realizado junto aos seus 32 associados sobre os impactos da não prorr (...)

Leia mais

11/12/2023

Caso veto ao PL 334/2023 não seja derrubado, Operadores Logísticos estimam  demissão de 16 mil funcionários e fechamento de 18 mil novas vagas em 2024

Caso o veto ao PL 334/2023 não seja derrubado pelo Congresso Nacional antes do recesso legislativo - previsto para ter início no próximo dia 22 -, os impactos serão sentidos pelos maiore (...)

Leia mais

19/09/2023

Reforma Tributária, avanço do ChatGPT e PAC do transporte chamam  atenção dos Operadores Logísticos em congresso do setor

Sob os holofotes do setor de logística, a Reforma Tributária deve ser aprovada até o final do ano no Senado Federal, disse Murillo Allevato, sócio do escritório Bichara Advogados, durant (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.