21/05/2024

ABOL fala sobre descarbonização na logística durante a Intermodal 2024



Cada vez mais a sustentabilidade tem se tornado um dos pilares para o desenvolvimento e a transformação dos serviços prestados pelos Operadores Logísticos (OLs), sobretudo ao serem responsáveis pelo transporte de cargas, que responde por cerca de 20% das emissões globais de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa. Diante deste cenário, a descarbonização entrou para o topo da lista da agenda ESG da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) e empresas filiadas. Detalhes sobre o tema serão apresentados pela diretora da ABOL, Marcella Cunha na Intermodal 2024.


Ela é uma das convidadas do painel “Descarbonização do transporte e sua responsabilidade na cadeia logística”, marcado para o dia 6 de março, a partir das 16h30, no 2° Interlog Summit, congresso que acontece simultaneamente à feira. Durante uma hora, serão discutidos tópicos como mercado de carbono; P&D em combustíveis sustentáveis - onde estamos?; o custo de continuar competitivo mitigando riscos de escolhas de longo prazo; soluções paliativas de curto prazo para toda a cadeia na demora da oferta de combustíveis sustentáveis e inovação e TI na redução de emissões.


Também vão participar do debate Guilherme Gatti, vice-presidente de Operações da FedEx Express Brasil, Marcos Azevedo, head de Sustentabilidade da Bravo e coordenador do Grupo ESG da ABOL, e Luís Marques, CEO da DB Schenker Brazil & Argentina. A moderação será feita pelo CEO do Guia Marítimo, Martin von Simson.


Vale lembrar que em 2022 a ABOL criou o Grupo ESG para atender as demandas trazidas pelos embarcadores e clientes. Após a definição da “matriz de materialidade”, serão priorizados cinco assuntos pelos OLs: Eficiência e Carbono; Talentos e Diversidade; Saúde, Segurança e Bem-Estar; Ética e Integridade; e Transparência e Privacidade.


“Também estamos acompanhando atentamente as discussões no Congresso Nacional referentes à regulamentação do mercado de carbono no país, cuja expectativa é de aprovação ainda em 2024, trazendo mais segurança às empresas que já operam no mercado voluntário e àquelas que passarão a operar de forma obrigatória”, reforça Marcella. 



Notícias Relacionadas

21/05/2024

Operadores Logísticos disponibilizam sua frota para ajudar o Rio Grande do Sul

Os principais responsáveis pela logística do País estão juntos em uma missão solidária para levar doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Diante da dificuldade de acesso a (...)

Leia mais

21/05/2024

Dia do Frete Grátis x Operador Logístico

Dia das mães, Black Friday, Natal. Muitas são as datas comemorativas, que impactam diretamente o setor de logística, levando os Operadores Logísticos a desenvolverem um planejamento estr (...)

Leia mais

21/05/2024

ABOL visita operações logísticas na Argentina

À convite da associada Andreani Logística, a diretora Executiva da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL), Marcella Cunha, visitou as instalações da empresa, especializad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.