Os 12 anos da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL), celebrado no último dia 17, reforçou a importância do setor de logística nacional. Durante a celebração, na capital paulista, o secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Jorge Lima, garantiu que a grande atração de investimentos para o País tem relação direta com o crescimento do mercado e consequente atuação dos Operadores Logísticos. O gestor público foi um dos participantes do evento, que contou também com a presença das empresas filiadas à ABOL, parceiros e outras lideranças do segmento.
"De nenhum dos oito países em que estive até agora, voltei com menos de R$ 5 bilhões. Isso mostra a força que São Paulo está tendo na captação de investimento externo. E esse movimento está diretamente ligado à logística. Apenas em Centros de Distribuição no Estado, nesse momento temos 12 novos sendo projetados", disse Lima, destacando ainda a necessidade de incentivo à multimodalidade. "Queremos investir fortemente nos quatro modais", completou.
A relevância do mercado foi corroborada pelos números apresentados pelo Instituto de Logística (ILOS), que está concluindo o novo estudo com o Perfil do Operador Logístico, realizado a cada dois anos. O levantamento traz incrementos significativos em relação à última versão, divulgada em 2022. As principais regiões atendidas pelos OLs, assim como as tendências tecnológicas e área de atuação, fazem parte do material que, em breve, será apresentado pela ABOL.
Uma homenagem aos fundadores da entidade, Shirley Simão e Luis Augusto Ópice, também integrou a comemoração de mais de uma década da Associação, que hoje tem Marcella Cunha como diretora executiva e Eduardo Araújo, diretor de Logística da Fedex, como presidente do Conselho Deliberativo.
"Caminhamos para a regulamentação do setor, de forma a trazer mais conforto para que os Operadores Logísticos operem no País. É muito gratificante chegar aos 12 anos com tantos avanços, ao mesmo tempo em que fortalecemos o nosso trabalho como entidade representativa, trazendo novas soluções e contribuindo para uma nova realidade ao setor", disse Marcella.
Novo associado - A consolidação da ABOL ficou ainda mais evidente ao integrar uma nova empresa ao seu grupo de associadas. A DP World é a nova filiada da Associação, agregando valor aos debates e contribuindo com a sua vasta experiência ao ser responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais portuário privado multipropósito do Brasil, localizado na Margem Esquerda do Porto de Santos.