A TPC Logística Inteligente, empresa da JSL, otimizou processos, aprimorou suas operações e economizou recursos por meio da cultura Lean. Todo o trabalho de implantação e resultados com a metodologia foram apresentados no Lean Summit 2023, maior evento presencial da comunidade Lean, realizado em junho na capital paulista. O diretor de negócios e engenharia, Eduardo Leonel, e o diretor de tecnologia e inovação, Gilberto Zanetti, mostraram o case da operadora logística no painel “Logística Lean para operações multicanais”.
Leonel explicou como a TPC está implementado a cultura Lean nos seus três pilares estratégicos (Gente, Processos e Tecnologia) e como essa jornada pode proporcionar excelência nos serviços aos clientes. “A aplicação de todos os conceitos Lean, que inclui ganhos rápidos, revisão do processo e alinhamento de desvios, trouxe resultados muito positivos”, revela.
Zanetti apresentou cases com a metodologia que busca eliminar desperdícios, melhorar a produtividade e, consequentemente, reduzir custos, em suas operações. Para solucionar problemas como o alto índice de absenteísmo, retrabalho no processo e atividades não definidas, a TPC identificou todos os pontos sensíveis por meio de entrevistas, medições e acompanhamento das atividades. “Havia equipamentos quebrados, colaboradores ausentes, excesso de tarefas, horas extras... Realizamos um trabalho de capacitação da equipe e melhoramos o processo”.
Após a implementação do lean, a operação ganhou muito mais agilidade: uma atividade que demandava 8 horas para ser concluída, passou a levar 2h24. O fluxo de empilhadeiras no armazém, que até então não era organizado, também melhorou com a criação de fluxos lógicos e obrigatórios, resultando em otimização de tempo e produtividade, uma vez que também solucionou problemas de segurança. “Por meio do lean, conseguimos eliminar o tempo de espera e estimulamos um fluxo contínuo. Com o projeto de melhoria, o cliente passou a economizar R$ 1,1 milhão anualmente”, finaliza Zanetti.