Ferrovia responde por grande parte do percurso e reduz em até 85% as emissões de CO₂ em relação ao transporte apenas rodoviário
A Brado Logística e a CMA CGM oferecem aos importadores com destino a Mato Grosso um serviço que busca reduzir custos e dar mais previsibilidade às entregas. Em operação desde setembro de 2025, a solução une o desembaraço aduaneiro no interior ao transporte coordenado do Porto de Santos ao Porto Seco de Cuiabá.
A Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) permite que a carga importada deixe Santos antes do desembaraço. Ela segue sob supervisão da Receita Federal até o Porto Seco de Cuiabá, onde é nacionalizada. Durante o trânsito, o pagamento de tributos fica suspenso.
O desembaraço em Mato Grosso dá aos importadores acesso aos incentivos fiscais do estado, política criada para estimular o despacho aduaneiro no próprio território. Além disso, a retirada da carga do terminal marítimo logo após a autorização da DTA reduz o tempo de permanência em Santos e os custos de armazenagem que seriam cobrados no desembaraço no porto.
“Como a carga deixa o porto logo após a autorização da DTA, o importador reduz o tempo de permanência no terminal marítimo, evitando custos de armazenagem que normalmente seriam cobrados durante o desembaraço aduaneiro em Santos”, afirma Gabriel Gustavo Gonçalves Ferreira, comercial da carteira de bens industriais da Brado.
Contrato único com a CMA CGM
Os clientes contratam a CMA CGM, que coordena o serviço com a Brado. A Brado realiza o transporte multimodal até Mato Grosso. Entre os benefícios está o free time, período em que o contêiner pode permanecer sem cobrança de taxas adicionais. Nessa operação, o free time fica suspenso durante todo o trecho ferroviário, ou seja, o prazo não corre enquanto a carga está na ferrovia. Assim, o importador ganha mais tempo para concluir o desembaraço sem custos extras.
Na prática, a solução reduz a possibilidade de cobrança de demurrage, taxa aplicada quando o contêiner ultrapassa o período previsto em contrato, e facilita o planejamento logístico.
“Por meio dessa solução, oferecemos aos importadores uma alternativa que reúne benefícios fiscais, previsibilidade da cadeia de suprimentos e gestão logística integrada”, afirma Roberto Camacho, diretor de Intermodal e Logística da divisão de transporte marítimo da CMA CGM no Brasil.
Para a gerente comercial da Brado, Renata Paschoali, o modelo reúne em uma única operação benefícios fiscais e operacionais. “A parceria com o armador permite oferecer uma solução mais completa ao importador. Além dos incentivos relacionados ao desembaraço em Mato Grosso, conseguimos preservar vantagens na gestão do contêiner, trazendo mais segurança operacional, previsibilidade e redução de custos ao longo de toda a operação e, o melhor de tudo, é que esse sistema pode ser implementado nos mais diversos tipos de carga”, afirma.
A transferência do desembaraço para o interior também reduz a exposição ao congestionamento portuário e às restrições operacionais em Santos. O serviço já transportou pneus e produtos manufaturados e pode atender a diferentes tipos de carga.
FONTE: FROTA&CIA
Crédito da image: Divulgação Brado