Uma mudança na forma de transportar os veículos dentro do navio, que antes vinham em containers e agora são perfilados como se fosse um amplo estacionamento flutuante com várias rampas internas, permitiu quase duplicar a capacidade de desembarcar os carros do BMW Group Brasil, das marcas BMW e MINI, que chegam ao porto de Itajaí, em Santa Catarina, provenientes dos Estados Unidos, México e Europa. Desta maneira, a operação é otimizada de forma a aproveitar melhor os espaços e acelerar a entrega aos clientes das marcas no país. Esta mudança em nada impacta na qualidade do transporte.
No mês de maio de 2022 a operação da Tegma, em atendimento à demanda do BMW Group Brasil foi considerada um recorde. Antes a Tegma conseguia transportar uma média de 200 carros por dia e ampliou esse número para 782 em 48 horas, ou seja, 391 veículos diários foram desembarcados para o atendimento da operação do cliente, o que representa um aumento de quase 100%.
O trabalho realizado pela Tegma Gestão Logística envolve todo o processo no desembarque dos veículos, desde a gestão sistêmica, documentação relacionada com o desembarque e gestão de entrega na planta do cliente, além do relacionamento e interface com as empresas envolvidas no porto com o planejamento, organização, execução da operação logística no terminal portuário, carregamento e transporte à fábrica do BMW Group Brasil no mesmo estado. De lá saem para as concessionárias de todo o país.
Para realizar esse trabalho, que associa agilidade, eficiência e segurança, existe um treinamento intensivo e específico para a operação. A equipe da Tegma envolvida é formada por mais de oitenta pessoas, que recebem orientação desde o desembarque, locomoção e armazenamento dos veículos nas carretas dentro do prazo estabelecido, com segurança e sem avarias.