16/02/2022

Prioridades do Governo Federal para 2022


O governo divulgou, na semana passada, uma ampla lista de prioridades legislativas para o ano. São 45 matérias distribuídas nos seguintes eixos: economia, social, saúde, educação, agricultura, ambiental, infraestrutura, mineração, custo Brasil e segurança.

Dentre as que interessam ao setor, estão:

Combustível: Estão na pauta do Senado Federal dois projetos que tratam sobre combustíveis e estão sob a relatoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN). O PLP 11/20, que trata do ICMS, e o PL 1472/21, que cria o Fundo de Estabilização dos preços de combustíveis e institui o imposto de exportação sobre o petróleo bruto. Os líderes ainda tentam acordo em torno das matérias.

Ainda é incerta a discussão em torno da PEC que propõe reduzir tributos que incidem sobre combustíveis e o gás de cozinha – cujo preço também disparou –, de modo a minimizar o encarecimento dos preços desses produtos. Na prática, isso permitiria que o governo federal reduzisse o PIS/Cofins, e os governos estaduais, o ICMS. O texto propõe que a renúncia fiscal seja feita sem a obrigatoriedade de uma compensação.

Há esforços no sentido de que Executivo e Legislativo priorizem um desses projetos e que ele acomode alguns pontos apresentados nos demais.

Matérias Tributárias: As mudanças no Imposto de Renda (PL 2337/21), Contribuição sobre Bens e Serviços (PL 3887/20) e Reforma Tributária (PEC 110/19) enfrentam resistências. 

Mercado de Carbono: A expectativa de votação no Plenário da Câmara do projeto que regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE) está alta. Segundo o autor da proposta, deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), o projeto já tem o apoio dos setores produtivos, do mercado, dos governadores e de muitos parlamentares. “Isso porque decidimos pela não taxação das empresas, mas por uma definição de metas, do sistema cap-and-trade, que permite a compra de créditos de carbono por quem emite acima da meta e a venda de créditos para os que emitem abaixo da meta”, disse. Em novembro, o PL passou a tramitar em regime de urgência, o que permite que o tema seja pautado no Plenário.

Outros: O governo insiste no PL 591/2021, que desestatiza os Correios. A matéria já foi apreciada pela Câmara dos Deputados no ano passado e agora precisa ser aprovada pelo Senado. O PL 4728/2020, que autoriza o Refis ("Novo Pert") para grandes empresas, por sua vez, não entrou na agenda de prioridades do Governo. Há pontos ainda a serem acordados, como o percentual de entrada a ser pago pelas empresas para a adesão ao programa. Os descontos das dívidas podem chegar a mais de 90% (juros e multa).

Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.